Evento em Porto Alegre discute aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no RS
Realizado na PUCRS, encontro também lançou oficialmente no Estado o ODS 18, da Igualdade Étnico-Racial
publicidade
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua aplicação no Rio Grande do Sul foram discutidos nesta quarta-feira no Summit ODS RS 2024, primeiro evento do tipo no Estado com foco nestes conceitos. O evento, no auditório da Escola de Negócios da PUCRS, em Porto Alegre, reuniu especialistas para painéis com trocas de conhecimentos, ideias e discussões sobre um futuro mais sustentável. Também houve o lançamento no RS de ações voltadas ao cumprimento do ODS 18, Igualdade Étnico-Racial, cujo processo de criação foi liderado pelo Brasil em âmbito global.
“O Movimento ODS foi criado para promover a Agenda 2030, e visa educar as pessoas para estes objetivos. Considerando que há metas a serem cumpridas até lá, a humanidade está correndo contra o tempo, e eventos como este são muito importantes para isso”, disse a coordenadora-geral do Movimento ODS RS, Rossana Parizotto. De acordo com ela, as recentes tragédias no Rio Grande do Sul têm conexões com a importância de se levar em conta os objetivos sustentáveis, buscando em futuro melhor para todos.
No entanto, a implementação da Agenda 2030 está atrasada, alertou Rossana, com apenas 16% dos objetivos cumpridos até o momento, faltando pouco mais de cinco anos de prazo. “É uma agenda que é uma bússola para o futuro, e não é apenas para o governo e grandes empresas, mas sim para todo mundo”, salientou ela, que auxiliou na formatação do ODS 18. A gestora da área de Educação Corporativa para Empresas da PUCRS, Lica Marques, falou no evento sobre as ações da universidade relacionadas aos ODSs.
Veja Também
“É algo que faz parte do nosso DNA, e toda e qualquer ação das nossas áreas de educação, seja graduação, pós-gradução, corporativa, entre outras, leva em consideração estes objetivos. Há aqui um ecossistema muito vivo de inovação, então estamos sempre observando as necessidades mais emergentes da sociedade”, afirmou Lica. Expositores como a Braskem, Instituto Unimed, entre outros, também participaram do evento, expondo suas experiências na área ambiental, além da entrega do Prêmio ODS RS, para as melhores práticas relacionadas às adoções das medidas.