Eventos alusivos ao Dia da Mulher são realizados no Rio Grande do Sul

Eventos alusivos ao Dia da Mulher são realizados no Rio Grande do Sul

Atividades em vários municípios incluem palestras, oficinas, serviços de saúde, conferências e exposições

Por
Correio do Povo

publicidade

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será celebrado em diversas cidades do Estado. Em Cotiporã, na região Nordeste, acontece neste sábado o 31º Encontro da Mulher Cotiporanense. O evento é gratuito e ocorre no Clube Juvenil, às 14h, com show de humor da Cia de Teatro Art’Manhas e coquetel.

No município de Carlos Barbosa, as comemorações seguem durante todo o mês. Neste sábado, será realizado o encontro das trabalhadoras rurais. No domingo, no Calçadão, será realizada a distribuição de mimos, a partir das 14h. Em 13 de março, haverá o Chá da Mulher Idosa e o 8º Jantar das Flores. No dia 17, ocorre o 22º Cinema para Mulheres, tendo como entrada um item de material escolar. Haverá também, ao longo do mês, festival de futsal feminino, aula de Kangoo Jump, oficinas de informática, smartphone e de artesanato, mostra literária e exposição de arte.

Na região do Alto Uruguai, em Severiano de Almeida, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Emater realizam, neste sábado, o 17º Encontro da Mulher Severianense, com o tema “Mulheres fazendo história”. O evento acontece no Salão da Comunidade de Linha São Paulo, a partir das 9h30min. Haverá palestra motivacional, almoço, sorteio de brindes e música.

Em São Leopoldo, na Região Metropolitana, a partir das 9h30 min deste sábado, ocorre a pré-conferência dos Direitos das Mulheres, no bairro Feitoria, e também uma ação de panfletagem sobre o #8M, no centro do município. Já no domingo, serão realizadas atividades no Parque Imperatriz. No início da manhã, às 10h, ocorre uma oficina de ioga. A ação é aberta a todos e para participar basta levar um produto de higiene pessoal feminina. Haverá também exposição de fotos da campanha “Mulheres mudam o mundo”, que retrata mulheres históricas e inspiradoras.

Em Sapucaia do Sul, haverá programação na segunda-feira, na Praça da Juventude. Das 14h às 16h, serão realizados diversos serviços gratuitos de beleza, como corte de cabelo, maquiagem, penteados, massagem, manicure e design de sobrancelhas. Na cidade de Novo Hamburgo, a Casa das Artes recebe o espetáculo gratuito “Hoje é Dia de Marias – Outros Olhares”. A apresentação teatral acontece neste domingo e aborda o universo feminino, com depoimentos de mulheres que querem ser vistas e respeitadas. Na segunda-feira, das 9h às 15h, acontece o 3º Mulher em Foco, na Praça Punta del Este, com atividades como aulão de ritmos, exposição fotográfica, ônibus da saúde e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Em Campos Borges, no Alto da Serra, no domingo, a partir das 13h 30, no Clube Ipiranga, haverá palestra, apresentações culturais e uma confraternização.


Em Imbé, no Litoral Norte, a comemoração ao Dia da Mulher ocorre durante todo o mês. De 9 a 13 de março, haverá marcação de exame citopatológico. Nos dias 12, 17, 24 e 26 será exibido o filme “Revolução em Dangeham”. Já no dia 28, haverá roda de conversa sobre temas femininos, palestras, prática de reiki e yoga, realização de exames citopatológicos, testes rápidos e encaminhamento de mamografias.