Ex-prefeito de Santa Cruz do Sul morre aos 97 anos

Ex-prefeito de Santa Cruz do Sul morre aos 97 anos

Arno João Frantz estava internado no Hospital Ana Nery

Otto Tesche

Arno Frantz foi o prefeito que por mais tempo, 10 anos, comandou o Município de Santa Cruz do Sul

publicidade

O ex-prefeito de Santa Cruz do Sul Arno João Frantz morreu no começo da manhã desta quinta-feira, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Ana Nery. O velório, do também ex-deputado estadual, ocorre no Salão Nobre da Prefeitura. O sepultamento está marcado para as 18h30min, no Cemitério Municipal.

Seu Arno, como era conhecido no município, passou por uma cirurgia, após cair em casa e fraturar o fêmur. Segundo a vice-prefeita Helena Hermany, a queda ocorreu quando o ex-prefeito se deslocava da sacada para a sala de casa. Ele teria caído sobre uma mesa. A ambulância foi chamada porque, após a queda, ele não conseguia caminhar. No dia 20 de novembro, Arno foi submetido a uma rápida cirurgia para implantação de uma prótese.

Arno Frantz foi o prefeito que por mais tempo, 10 anos, comandou o município de Santa Cruz do Sul. Ele ocupou o cargo de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992, além de ser deputado estadual de 1995 a 1999. Frantz liderou os governos responsáveis pela criação de pontos importantes para Santa Cruz do Sul, como a Estação Rodoviária, considerada em 1982 a “obra do século”, a Avenida do Imigrante e o Ginásio Poliesportivo e Cultural. Na política, sempre integrou o mesmo grupo partidário, o atual Partido Progressista (PP), mas foi respeitado e admirado até pelos maiores adversários.

Ainda atuou como comerciante e gerente de instituição financeira, além de exercer outras funções comunitárias, mas se notabilizou mesmo na política, pela qual sempre nutriu grande paixão desde criança e se envolveu de forma direta desde os anos de 1960, como vereador por três mandatos e presidente da Câmara em 1971. A sua longa e produtiva vida inclusive rendeu um livro, “Seu Arno, uma fantástica história de Arno João Frantz, um político que conquistou respeito até pelo bom humor”, de Benno Bernardo Kist, jornalista da Editora Gazeta, com primeira edição em 2015 e segunda em 2016.

A administração municipal de Santa Cruz do Sul divulgou ainda na manhã dessa quinta-feira uma nota oficial onde manifesta pesar pelo falecimento do ex-prefeito. “Pela relevância dos serviços prestados e pelo imenso legado de contribuição para o desenvolvimento e para a construção histórica do Município de Santa Cruz do Sul, Arno João Frantz terá para sempre a nossa eterna gratidão. Diante do ocorrido e, conforme o Decreto 10.490, a Administração Municipal estabelece luto oficial pelo período de três dias consecutivos, a contar desta data, devendo as bandeiras permanecer içadas a meio mastro. Inaugurações e quaisquer outros eventos de caráter festivo estão cancelados neste período”, diz a nota.

A Prefeitura suspendeu o expediente no Palacinho, desde as 11h30 desta quinta-feira, com exceção da Divisão de Licitações, que funciona em regime de plantão até as 14h30. As atividades voltarão ao horário normal somente nesta sexta-feira. A Câmara de Vereadores também divulgou nota de pesar pelo falecimento.

Em razão do falecimento, a Assembleia Legislativa cancelou a sessão plenária que estava marcada para esta quinta-feira, uma das últimas antes da votação do pacote de medidas enviadas pelo governador Eduardo Leite.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895