Extensão da linha Nordeste da Trensurb é discutida na Assembleia Legislativa

Extensão da linha Nordeste da Trensurb é discutida na Assembleia Legislativa

Parlamentares querem abordar a ampliação em âmbito Nacional

Correio do Povo

Frente Parlamentar da ALRS discute o prolongamento da extensão da linha do Trensurb. Mesa: Deputada Reginete Bispo, deputada Stela Farias e presidente do Trensurb, Fernando Marroni

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O encontro realizado pela Frente Parlamentar pela Implantação da Linha Nordeste do Trensurb na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, foi motivado pela retirada da Empresa de Trens Urbanos Trensurb do plano nacional de desestatização do Governo Federal.

A deputada Stela Farias enfatizou a importância do investimento público após a retirada do plano de privatização e destacou que a Frente Parlamentar tem o papel de informar a população sobre essa decisão e seus benefícios, baseada em estudos que demonstram a eficiência do sistema de trem local.
A extensão da linha Nordeste representaria um acréscimo de 180 mil passageiros por dia, contribuindo para a autossustentação da Trensurb, conforme destacou Stela. “O funcionamento do nosso trem é um dos melhores do país e por isso então a garantia o investimento nele”, pontuou a deputada.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Francisco Vicente destacou a importância da reunião para incluir a expansão para Alvorada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visando obter financiamento para estudos e construção.

Vicente considerou a necessidade de apoio político para o projeto, que envolve investimentos significativos e a renovação da frota de trens. O projeto, estimado em cerca de R$ 6 bilhões teria uma duração de 4 a 5 anos para conclusão e geraria empregos e benefícios para a população. “É muito importante que seja pelo PAC porque o recurso é muito elevado. O que nós precisamos agora é força política para poder inserir a expansão para Alvorada no Programa”, disse.

O presidente da Trensurb, Fernando Marroni considerou a importância da mobilização na Assembleia Legislativa para debater a extensão para Alvorada. Ele destacou que os estudos do BNDES, que orientarão o projeto em termos técnicos, econômicos e ambientais, estão em fase final e lembrou que a linha para Alvorada estava no projeto original do Trensub. “ O projeto original ficou pela metade, nesses 40 anos”, disse.

Marroni também explicou que o investimento de R$ 20 milhões anunciados pela União serão utilizados para melhorias das necessidades diárias dos usuários das estações e, principalmente, na acessibilidade. Além de investimentos em subestações de energia, reforma de estações, alguns viadutos que ainda estão sob responsabilidade da empresa e parte do aeromóvel.

Marroni ressaltou que a falta de integração e os altos custos do transporte público dificultam o acesso para muitos passageiros, especialmente aqueles com renda mais baixa.

Entre os encaminhamentos finais ficou decidido que tentará ser viabilizado, junto ao Congresso Nacional, a criação da Frente Parlamentar Mista, em Defesa da extensão da linha Nordeste da Trensurb, para colocar o tema em âmbito Nacional. E que será alinhado uma reunião com o senador Paulo Paim, para buscar viabilizar recursos financeiros junto ao PAC que viabilize o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVETEA) que orientará os estudos para as propostas de extensão da linha Nordeste.


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