Falta de energia provoca a morte de frangos em Encantado

Falta de energia provoca a morte de frangos em Encantado

Temporal que atingiu o RS na última semana afetou o abastecimento na região

Correio do Povo

Produtores rurais sofrem com falta de energia elétrica em Encantado

publicidade

As propriedades rurais de Encantado, no Vale do Taquari, estão sofrendo com as consequências deixadas pelo último temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta semana. Entre elas, está a falta de energia que tem dificultado na manutenção de cuidados de frangos e suínos, principal produção dos agricultores da comunidade linha Argola e Anita do município.

Como é o caso das famílias Celestino Bagatini e Graciolla, que estão sem luz há mais de 36 horas e estão alimentando os animais manualmente. Porém, em razão da grande quantidade de frangos alguns estão morrendo por falta de comida e ventilação, que é a outra causa dos óbitos.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Encantado, o principal problema está no restabelecimento da energia elétrica que demora entorno de 3 a 4 dias para voltar ao normal após qualquer chuva ou intensa ventania na região. Na penúltima tempestade que caiu no Estado, o STR também registrou o mesmo problema para conseguir comunicação com a empresa para serem atendidos.

Conforme o sindicato, a empresa alega atender conforme a ordem de necessidade da região. Com isso, as famílias rurais que vivem da agricultura têm dificuldades em dar conta do trabalho com os animais e sofrem com a perda de produção.

Segundo o presidente do sindicato, Gilberto Luiz Zanatta, a orientação para os produtores rurais é registrar um boletim de ocorrência em delegacias para encaminhar à Promotoria para ressarcimento pelas perdas de produção.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895