Famílias atingidas pelas enchentes de maio são contempladas com a doação de 3,5 mil chuveiros
Ação contempla nove municípios duramente afetados pela inundação na área de concessão da distribuidora
publicidade
Até o fim do ano, 3,5 mil famílias residentes em nove municípios impactados pela tragédia climática de maio serão contempladas com a doação e instalação de chuveiros eficientes. Moradores das cidades de Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba, Rio Grande, Charqueadas, Pelotas, São Jerônimo, São Lourenço do Sul e de Porto Alegre serão beneficiadas com a iniciativa da A CEEE Grupo Equatorial através do programa E+ Comunidade.
“Após a identificação das áreas mais afetadas pelas enchentes em nossa área de concessão, entramos em contato com os clientes aptos a receber este benefício e iniciamos a substituição dos chuveiros existentes por trocadores de calor, que são mais eficientes em termos de consumo energético”, aponta o analista de operações do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva. De acordo com o analista, a instalação dos trocadores de calor possibilita uma economia de até 50% em comparação com o chuveiro tradicional. Outras vantagens são a ducha multitemperatura que acompanha o equipamento, a instalação não precisar de obras e não haver reaproveitamento de água usada no banho.
Silva explica que o chuveiro eficiente conta com uma forma de aquecimento de água para banho sustentável. “Ou seja, preserva o meio ambiente e promove menor consumo de energia elétrica.” Conforme o analista de operações, o calor é reaproveitado pelo contato indireto entre a água do banho (quente) e a água da caixa (fria). “Um eficiente trocador de calor de aço inoxidável faz com que a água fria da caixa chegue ao chuveiro pré-aquecida, proporcionando economia, conforto e bem-estar", afirma.
As operações de eficiência energética da companhia contemplam ainda a distribuição de folhetos com dicas sobre consumo consciente de energia, além de visitas com orientações sobre economia e segurança na utilização. A ação é realizada com a anuência concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ocorre até o fim deste ano.