Famílias de Alvorada reclamam corte de água e tarifa devido ao desabastecimento na enchente

Famílias de Alvorada reclamam corte de água e tarifa devido ao desabastecimento na enchente

Corsan informou que também foi impactada com o alagamento das estruturas e ficou sem sistema por mais de 20 dias, o que ocasionou atraso na emissão das faturas de maio

Fernanda Bassôa

Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar a empresa

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Os reflexos causados pela enchente de maio são muitos e seguem provocando consequências junto aos moradores da região. Em Alvorada, na semana passada, moradores do bairro Sumaré se depararam com o corte de água pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que não emitiu o boleto de cobrança da tarifa de maio, ficando assim subentendido uma taxa extra na tarifa de junho. Indignados, os moradores reclamam o corte. Além disso, questionam o valor cobrado, pois vivem em área que ficou desabastecida por cerca de 15 dias durante o ápice de enchente.

Carmem Marisa de Almeida Costa, disse que não recebeu a conta de maio, como aconteceu com todos os vizinhos da rua e disse que o valor de junho veio alto demais, R$327,74. “Este foi o mesmo valor que cobrado em maio, segundo informou o rapaz que veio aqui no portão cortar minha água. Como pode isso, se ficamos 15 dias sem água em casa. A gente esquentava a água e tomava banho de caneca. Essa cobrança é injusta. É um absurdo isso!”

A Corsan informou que em função das enchentes, a cliente em questão teve o imóvel classificado como desabastecido, ficando isenta do pagamento da tarifa básica de maio, sendo cobrado, nesse mês, somente a média de consumo, conforme previsto no plano de isenção adotado pela Corsan em benefício aos atingidos. Já o consumo apurado na conta de junho – medido na residência - foi superior à média da cliente e, por essa razão, a concessionária emitiu a fatura do mês limitado a média de consumo, que foi mesma de maio.

Cabe salientar que a Companhia também foi impactada com o alagamento das estruturas e ficou sem sistema da Procergs por mais de 20 dias, o que ocasionou atraso na emissão das faturas do mês de maio, sendo necessário equacionar o problema.

Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar a empresa por meio de seus canais de relacionamento para solicitar a revisão de sua fatura. A Corsan reforçou suas equipes de atendimento e avalia caso a caso, para corrigir eventuais divergências. Além do atendimento em uma loja mais próxima, também estão disponíveis os canais digitais de atendimento: App Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800-646-6444.

Em maio a Corsan lançou o Programa de Apoio aos impactados pelos eventos climáticos nas regiões atendidas pela Companhia, determinando que os imóveis atingidos pelos alagamentos fossem contemplados com isenção da conta de água por 2 meses (maio e junho), sendo que os consumidores que contam com Tarifa Social não pagariam a conta por seis meses. Os afetados por desabastecimento contínuo foram isentos da tarifa básica de maio, pagando apenas pelo consumo. A medida alcança 906 mil imóveis em 64 municípios e a estimativa de isenção é de R$ 100 milhões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895