Cidades

Feira Ecológica do Bom Fim celebra 33 anos de agroecologia e sustentabilidade

Evento reuniu música, agroecologia e sustentabilidade ao lado da Redenção

Feira Ecológica do Bom Fim celebrou 33 anos neste sábado
Feira Ecológica do Bom Fim celebrou 33 anos neste sábado Foto : Marcel Horowitz / Especial CP

A celebração de 33 anos da Feira Ecológica do Bom Fim reuniu música, agroecologia e sustentabilidade na avenida José Bonifácio, em Porto Alegre. O evento angariou centenas de pessoas ao lado Redenção, na manhã deste sábado, com o objetivo de alertar para a importância da preservação da terra, do cultivo e dos profissionais que atuam nessa atividade.

Idealizada em agosto de 1991, a iniciativa é considerada uma das maiores feiras ecológicas a céu aberto do Brasil. Somada à Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), que foi criada dois anos antes e permanece em atividade no mesmo local, número de bancas e expositores ultrapassa 140.

Ivani Alves de Oliveira, de 83 anos, fundou a feira junto ao marido. Emocionada, ela reforça o compromisso que assumiu há mais de três décadas, que é incentivar a produção e o comercio de alimentos orgânicos.

"Eu e meu esposo criamos a feira porque queríamos oferecer produtos saudáveis ao público. No início, enfrentamos certa resistência. Mas ele era muito bom de dialogo e aos poucos fomos crescendo cada vez mais”, relembra.

A ocasião também contou com a personalidades da Capital, como o jornalista, escritor, tradutor e youtuber Eduardo Bueno, o Peninha, que foi nomeado padrinho da festa da feira. Outro rosto conhecido dos porto-alegrenses a marcar presença foi o músico e compositor Frank Jorge.

O líder da Graforréia Xilarmônica fez uma apresentação que somou o repertório da banda, canções autorais e versões em espanhol.

"Me apresentar no evento é uma honra. Para mim, ao lado do Mercado Público, a Feira Ecológica do Bom Fim é um dos grandes símbolos da nossa cidade. Agradeço por poder me apresentar em um evento que dissemina alimentação de qualidade e um estilo de vida mais saudável para as pessoas”, disse o ícone do rock gaúcho.