Feira Internacional do Cooperativismo terá edição especial em 2020, em Santa Maria

Feira Internacional do Cooperativismo terá edição especial em 2020, em Santa Maria

O evento está confirmado para os dias 10 e 13 de dezembro

Renato Oliveira

A Feira será marcada por uma Jornada de Economia Solidária

publicidade

A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que é realizada anualmente em Santa Maria, terá uma edição especial em 2020. O evento, que tradicionalmente recebe delegações de vários Estados do Brasil e de países vizinhos como Uruguai e Argentina, está confirmado para ocorrer entre os dias 10 e 13 de dezembro, porém a grande maioria das atividades não será realizada de forma presencial.

A Feira será marcada por uma Jornada de Economia Solidária, com seminários, palestras e oficinas transmitidas pela internet. A decisão de cancelar a grande feira com exposição de produtos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar, que reúne todos os anos mais de mil expositores, foi tomada a partir de reuniões presenciais e virtuais entre os organizadores Projeto Esperança/Cooesperança, Banco da Esperança, Arquidiocese de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas Regional Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Prefeitura Municipal de Santa Maria e o Ministério da Cidadania.

Para o arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, a decisão tomada foi a melhor possível diante do contexto da pandemia de Covid-19. A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, lembra que a Feicoop é uma feira aprendente e ensinante, necessitando estar sintonizada com a nova realidade enfrentada pela Economia Solidária.

"Será uma edição especial com um formato diferente para não deixar passar essa história sem virar a página. Estamos nos cuidando e cuidando dos outros. Queremos, com muita responsabilidade, ter o cuidado para que nenhuma pessoa seja infectada pelo coronavírus", afirma irmã Lourdes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895