Fepam entrega licenças para operação de Linhas de Transmissão nas regiões Sul e Metropolitana

Fepam entrega licenças para operação de Linhas de Transmissão nas regiões Sul e Metropolitana

Documentos permitem o início da atividade em 534 quilômetros de extensão

Correio do Povo

Ato de entrega ao consórcio responsável ocorreu nesta segunda-feira, em Rio Grande

publicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) formalizou a entrega de duas Licenças de Operação (LOs) com Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) ao Consórcio Chimarrão, em ato realizado nesta segunda-feira, em Rio Grande. Os documentos permitem o início da atividade de Linhas de Transmissão (LTs) que somam 534 quilômetros de extensão, possibilitando um reforço ao sistema elétrico e ao escoamento da geração eólica do Rio Grande do Sul.

As LOs para as subestações de energia associadas já haviam sido emitidas em julho de 2021. O evento, no distrito de Povo Novo, teve a presença do secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, da presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, do prefeito Fábio Branco e de representantes do consórcio.
As linhas que saem da Região Sul passam pelos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. Já as que conectam a Região Metropolitana, interligando a subestação Guaíba 3 às subestações Nova Santa Rita e Gravataí, passam pelas cidades de Eldorado do Sul, Charqueadas, Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita, Portão, Sapucaia do Sul e Gravataí.

Conforme a empresa, nos próximos meses a interligação elétrica entre a Região Metropolitana e o Sul do Estado ficará completa, já que o último trecho, com cerca de 221 quilômetros, estará pronto e apto a receber a Licença de Operação da Fepam. A linha interligará as subestações Povo Novo e Guaíba 3, passando por Rio Grande, Capão do Leão, Pelotas, Turuçu, São Lourenço do Sul, Cristal, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Guaíba e Eldorado do Sul.

O Consórcio Chimarrão arrematou, em dezembro de 2018, o Lote 10 do Leilão de Transmissão nº 004/2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O conjunto de obras compreende 1,2 mil quilômetros de Linhas de Transmissão e duas novas subestações de energia (Candiota 2 e Guaíba 3). O investimento total chega a R$ 2,4 bilhões, com geração de 6 mil empregos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895