Feriadão de carnaval em Alegrete terá fiscalização redobrada e trânsito de pessoas limitado

Feriadão de carnaval em Alegrete terá fiscalização redobrada e trânsito de pessoas limitado

De sexta-feira a quarta-feira, da meia-noite às 6h, a população não poderá circular em vias públicas

Fred Marcovici

De sexta-feira a quarta-feira, da meia-noite às 6h, a população não poderá circular em vias públicas

publicidade

Com a confirmação do feriado de Carnaval, a Prefeitura de Alegrete se preparou para reforçar a fiscalização e orientar os alegretenses que evitem aglomerações e respeitem os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. As forças de segurança montaram um esquema especial de fiscalização para o período, que começa nesta sexta-feira e vai até a quarta-feira de cinzas.

A operação terá participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público e Exército. Agentes da administração municipal farão uma ação preventiva conjunta, que envolve a Secretaria de Segurança, Mobilidade e Cidadania, Guarda Municipal, e secretarias da Saúde, Meio Ambiente, Promoção e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

O prefeito Márcio do Amaral citou que a participação da população para denunciar as festas e aglomerações é primordial. Amaral classificou o ano de 2021 como "diferente" por conta da pandemia e destacou que qualquer evento realizado nas ruas será considerado ilegal. "Nenhum evento em via pública está autorizado e, se isso acontecer, ele será considerado clandestino. Festas particulares também serão fiscalizadas. Quem descumprir as medidas pode ser denunciado e responder pelo crime contra a saúde pública. Nós trabalharemos com informações, monitorando inclusive redes sociais, mas, obviamente, nós não conseguimos ser onipresentes, então a participação da sociedade é importante", afirma.

O secretário de Segurança, Mobilidade e Cidadania, Rui Medeiros explicou que haverá ações como blitz e policiamento ostensivo. "Faremos a ação de fiscalização a estabelecimentos. Eventos e aglomerações, mesmo que particulares, também estão proibidos”, ressalta. Segundo ele, mesmo que as festas estejam proibidas, o município tem registrado um grande número de denúncias de aglomerações nos finais de semana, o que deve se acentuar com o feriado.

O vice-prefeito Jesse Trindade garante que “a força-tarefa elaborou uma série de ações para coibir aglomerações durante o Carnaval, evitando que no futuro a cidade tenha que fechar o comércio em função da pandemia, paralisando novamente a economia local”.

Já a secretária de Saúde, Haracelli Fontoura, reforça que a pandemia não acabou, podendo haver novos momentos difíceis se a população relaxar. Está proibida qualquer formação de blocos de carnaval nas ruas ou em espaços públicos, a permanência de pessoas em locais públicos como: praças, parques, ruas, calçadão e assemelhados. Admitindo-se apenas movimentações de natureza transitória.

O limite de horário de circulação de pessoas nas ruas é até às 24h, que podem voltar a circular apenas às 6h da manhã. Bares, lancherias, restaurantes, comércio varejista de bebidas e similares poderão funcionar até à meia-noite, respeitando a distância de 2 metros entre os clientes. Depois das 24h, apenas tele-entrega.  Autoridades apelam para que façam denúncias de aglomerações pelo fone (55) 99158-9743.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895