Festejos Farroupilhas 2023 são lançados no Palácio Piratini, em Porto Alegre

Festejos Farroupilhas 2023 são lançados no Palácio Piratini, em Porto Alegre

Café da manhã de lançamento contou com a presença do governador Eduardo Leite e demais autoridades

Felipe Faleiro

Leite discursou durante o lançamento e exaltou a "alma do gaúcho"

publicidade

Um café da manhã marcou, na manhã desta terça-feira, o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023 no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Galpão Crioulo, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária Estadual da Cultura (Sedac), Beatriz Araujo, da presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, entre diversas outras autoridades. Neste ano, os festejos têm como tema o centenário da Revolução de 1923.

O ato também contou com a entrega da medalha Simões Lopes Neto a Ilva, além da artista Loma Pereira, que celebra 50 anos de carreira em 2023, e ainda a Oscar Fernande Gress, atual presidente da Fundação Cultural Gaúcha (FCG), vinculada ao MTG. Placas de reconhecimento foram entregues ao grupo musical Alma Gaudéria, criadora da música “Nos Tempos de 23”, canção tema dos Festejos Farroupilhas 2023, Cintia Matte Ruschel, designer responsável pela identidade visual do evento, e ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

“É um momento muito especial para nós, principalmente porque a identidade do evento deste ano traz dois lenços unidos, e isto simboliza o quanto temos de refletir a partir de nossa história. Este momento também o simbolismo e o objetivo de fazer com que as pessoas tenham, cada vez mais, um olhar para nossa cultura e de reconhecimento às inúmeras manifestações. Afinal, o que compõe o gaúcho são diversas etnias, e temos uma cultura muito múltipla”, observou a secretária Adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, também presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.

A patrona dos Festejos em 2023, a radialista, locutora e intérprete Maria Luiza Benitez, classificou o encontro como maravilhoso. “Está sendo uma grande reunião entre amigos, de revê-los. Há tempo não vinha aqui e que bom que podemos levar a Semana Farroupilha para o Parque Harmonia, com todos os shows, festanças e costumes característicos”, disse ela, que, na sequência, proferiu um discurso exaltando a cultura gaúcha.

Já o governador salientou que os aspectos culturais gaúchos são “ricos, diversificados e precisam ser valorizados sempre”. “Ela tem símbolos, como este espaço, as roupas, pilchas, a música, dança, gastronomia. Mas no momento em que fazemos a celebração disto buscamos valorizar mais do que este simbolismo, porém a alma do gaúcho, este espírito forjado na luta. Precisamos de uma revolução cultural ainda, comportamental, de consciências, para que consigamos ter a união que efetivamente desejamos”, comentou Leite.

A geração e distribuição da Chama Crioula, que está em sua 74ª edição, ocorre neste ano nos próximos dias 17, 18 e 19, no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, no município de Cristal, na região Sul do estado. O Desfile Farroupilha de 20 de Setembro, igualmente tradicional, ocorrerá na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na Capital, e terá inscrições abertas no site da Sedac de 28 de agosto a 9 de setembro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895