A partir da próxima terça-feira, o 5º Festival de Balonismo deverá movimentar Venâncio Aires. O evento se estende até o dia 24, no Parque Municipal do Chimarrão, com atrações para toda a família. A entrada no parque é gratuita.
Entre as principais atrações estão os espetáculos de Night Glow, quando os balões são inflados e ficam presos ao solo. As labaredas contrastam com a escuridão da noite e os balões ficam acesos como lâmpadas gigantes e coloridas. A atividade ocorrerá nas noites de 19, 22 e 23. A carreata Ruas de Fogo, que é quando carros com os cestos dos balões percorrem as principais ruas da Capital do Chimarrão ativando os queimadores, está marcada para o dia 23. Ambas as atrações ocorrem entre 19h30min e 21h.
Voos de balões também ocorrerão durante os dias de evento, quando terão como ponto de partida o campo da Associação Independente de Veteranos (Assive), no Parque do Chimarrão, nas tardes de quarta-feira, sábado e domingo. O público poderá acompanhar a montagem e o voo dos balões. Interessados em ter a experiência de voar podem agendar com o piloto Sérgio Jung, pelo WhatsApp (51) 99877-6063.
As apresentações com quatro balões em formato especial (shape), que ocorrem na quarta-feira e no sábado. Estão confirmados para esta edição o Baby car, Pica-Pau e Cristo, além do balão do Rio Grande do Sul. Serão 16 balões, sendo 12 tradicionais, e a presença de 15 pilotos de diversos municípios gaúchos e de fora do Estado, que vão disputar provas de balonismo e realizar voos contemplativos.
Além do espetáculo dos balões, a programação conta com diversas atrações culturais, shows e gastronomia diversificada. Feira comercial, de artesanato e agroindústrias também estão confirmadas. Entre os artistas musicais de destaque estão Claus e Vanessa, Thomas Machado, Banda Rosa's, Grupo do Bola e Confraria do Rock. Também está confirmado stand up de comédia com Teteu Severo, pela primeira vez em Venâncio Aires. As crianças também receberão atenção especial com atrações culturais.