Festival de Cinema Fantástico de Novo Hamburgo chega a sua terceira edição

Festival de Cinema Fantástico de Novo Hamburgo chega a sua terceira edição

Edital para seleção de curtas-metragens de diversos gêneros está aberto até sexta-feira

Stephany Sander

A relação dos curtas-metragens selecionados será divulgada no dia 19 de outubro

publicidade

O Festival de Cinema Fantástico de Novo Hamburgo (FantasNóia) chega a sua terceira edição e desta vez ocorrerá inteiramente por plataformas virtuais devido a pandemia. Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e integrante do Novo Hamburgo Polo Audiovisual, o edital de chamamento público para seleção de produções audiovisuais de curta-metragem dos gêneros de horror, terror, fantasia, ficção científica, suspense e pulp está aberto até esta sexta-feira. Serão selecionadas para exibição um conjunto máximo de 20 produções, com duração máxima de até 20 minutos.

O edital completo está publicado no site da Secult e detalha os procedimentos de inscrição, que devem ser realizados cumprindo obrigatoriamente os seguintes requisitos: o preenchimento do formulário de inscrição disponível no Anexo I do edital, bem como o envio de um link de acesso direto para o streaming ou download de todos os materiais do curta, devem ser encaminhados para o e-mail fantasnoia@gmail.com por qualquer pessoa que tenha desempenhado papel na produção da obra. Observa-se que as produções não poderão ser enviadas em formato físico ou por arquivos anexados diretamente ao e-mail, acarretando em desclassificação das propostas que não cumprirem os procedimentos detalhados. A relação dos curtas-metragens selecionados será divulgada no dia 19 de outubro, no mesmo site onde consta o edital e na página do FantasNóia no Facebook.

Segundo o idealizador e curador do FantasNóia, Henrique Abel, a realização do festival em plataformas digitais pode ser uma forma de ampliar o público do evento em relação às edições anteriores: “No conforto de suas casas, pessoas que não se veem como ‘fãs hardcore’ de filmes de horror ou fantasia poderão se sentir mais curiosas e dispostas a conhecer um pouco deste universo”, explica. “Em razão da pandemia, nos vemos diante da imposição de explorar novas ideias em termos de formato. Mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia, sabemos que os realizadores de cinema fantástico do país continuam em plena produção”, acrescenta Henrique.

A terceira edição do FantasNóia acontece de 23 de outubro a 2 de novembro, pela internet. Os curtas-metragens selecionados serão disponibilizados para exibição aberta em plataformas digitais durante todo o período de realização do Festival. As exibições serão todas gratuitas ao público, bem como a inscrição dos curtas no edital de chamamento público.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895