Figueira transplantada no Parque Saint' Hilaire tem apoio retirado

Figueira transplantada no Parque Saint' Hilaire tem apoio retirado

A árvore centenária foi retirada em abril da ERS 040 e precisa de sustentação

Fernanda Bassôa

A árvore precisa ficar apoiada

publicidade

A figueira centenária de aproximadamente 9 metros de altura, removida em abril da ERS 040 e transplantada na Unidade de Conservação Parque Saint' Hilaire, em Viamão, tem sido alvo de pessoas mal-intencionadas, apontam a comunidade local e técnicos da prefeitura. De acordo com o biólogo Fábio Mendes, coordenador responsável pela operação de transplante da figueira, em pelo menos duas ocasiões, durante acompanhamentos de rotina para preservação e estabilidade da espécie, constatou-se a retirada de dois tutores que dão suporte ao vegetal.

Segundo Mendes, as estacas, com mais de 5 metros de altura e cerca de 40 quilos cada uma, encontravam-se tombadas no solo. Os tutores foram recolocados no vegetal e atualmente seguem sustentando a árvore, que pesa 24 toneladas. Entretanto, a prefeitura segue em alerta para qualquer alteração no local.

A Prefeitura de Viamão explica que a árvore precisou ser transplantada para dar acesso à faixa azul, projeto que está sendo implantado para reduzir em 20 minutos e tempo de deslocamento até Porto Alegre.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895