Cidades

Filhote de Jacaré-de-papo amarelo é avistado na área de lazer do Parque Imperatriz, em São Leopoldo

Funcionários do parque estão monitorando o réptil e a orientação é para que a população não se aproxime, alimente

A presença do filhote de jacaré-de-papo-amarelo no Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo, demonstra que a unidade de conservação está cumprindo o seu papel na preservação da biodiversidade
A presença do filhote de jacaré-de-papo-amarelo no Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo, demonstra que a unidade de conservação está cumprindo o seu papel na preservação da biodiversidade Foto : Pedro G. Selistre / Prefeitura de São Leopoldo / CP

Nos últimos dias, a área de lazer do Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo, tem recebido uma visita especial, o filhote de jacaré-de-papo-amarelo. A espécie está no seu habitat, entretanto não é comum ser avistado na área de visitação. Com a elevação do Rio dos Sinos, desde a semana passada, este local ficou com espaços alagados facilitando a circulação do animal.

A secretária do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam), Claudia Costa, afirma que o aparecimento de um filhote de jacaré-de-papo-amarelo no Parque Natural Municipal Imperatriz é uma excelente notícia e demonstra que a unidade de conservação está cumprindo o seu papel na preservação da biodiversidade.

"É verdade que as cheias recentes aumentaram a conexão entre os ambientes aquáticos, facilitando o deslocamento da fauna. No entanto, a presença desse animal também é resultado do trabalho permanente de conservação realizado no Parque, que garante ambientes preservados, alimento e abrigo para diversas espécies", ressalta.

Na manhã segunda-feira, o filhote foi visto novamente e está sendo monitorado pelos funcionários do Parque. "Esse registro reforça a importância das unidades de conservação para a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e para tornar nossa cidade cada vez mais resiliente e preparada para os desafios ambientais futuro", salienta.

A Semmam enfatiza que a população não se aproxime, alimente, ou tente pegá-lo. Em caso de avistar animais nativos saudáveis, apenas observe de longe até ele ir embora sozinho. Nem todo bicho na rua precisa de resgate. Se estiver ferido ou perdido, ligue para o Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Civil Municipal (GDA/GCM), pelo 153 ou para Polícia Ambiental, pelo 190.

O Parque está fechado para visitação devido ao volume de água e deve ser reaberto assim que apresentar condições de uso para a comunidade.

Investimentos

Além da proteção da fauna e da flora, a Prefeitura de São Leopoldo está investindo na qualificação da Unidade de Conservação, incluindo a reinauguração do Jardim Botânico de São Leopoldo, que será um importante espaço para pesquisa, educação ambiental e conservação das espécies nativas.

A implantação de um Jardim Botânico está em andamento. Está sendo preparado para a retirada de espécies exóticas, para retomar a flora nativa. O espaço servirá também para a educação ambiental. A inauguração está prevista para 8 de dezembro, data em que o parque completa 20 anos.

Sobre o Parque Imperatriz

O Parque Imperatriz Leopoldina, localizado no município de São Leopoldo, é considerado o principal "pulmão verde" e uma das maiores áreas de conservação ambiental urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Fundado em dezembro de 2006, o parque abrange uma área total de cerca de 708 hectares ao longo do Rio dos Sinos, sendo subdividido em duas seções principais:

•• Área de Recreação (14 hectares):

Espaço focado no atendimento aos visitantes e no apoio comunitário.

• Conta com estrutura que inclui churrasqueiras, quadras de vôlei, quadra de futebol, canchas de bocha, pracinha infantil e banheiros.

• Abriga o Viveiro Municipal, o Jardim das Gotas e o Herbário.

•• Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz (694 hectares):

• Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral destinada à preservação da fauna, flora e ecossistemas de banhado vinculados à bacia do Rio dos Sinos.

• Possui trilha ecológica monitorada de cerca de 1,3 km e nível leve de dificuldade, voltada para projetos de educação ambiental e passeios guiados. • Serve como regulador do fluxo hídrico e zona natural de contenção das cheias do rio.


Sua principal função ecológica é conservar a biodiversidade e atuar como área natural de expansão das águas durante períodos de cheia, reduzindo impactos na zona urbana. Durante a enchente histórica de 2024, o parque absorveu grande volume de água, funcionando como uma "esponja natural" para o Rio dos Sinos.

Veja Também