Fim de semana de início da Expointer terá sol e frio no RS

Fim de semana de início da Expointer terá sol e frio no RS

Sábado começa gelado em vários pontos, inclusive com chance de marcas negativas

MetSul

Dias ensolarados serão predominantes na edição 2023

publicidade

O sol predomina no Rio Grande do Sul neste sábado sob a influência de um centro de alta pressão de 1.024 hPa sobre o estado associado a uma massa de ar frio. Muitas áreas vão ter período de céu claro, mas no decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, se espera o ingresso de nuvens médias e altas na maioria das localidades. O fim de semana de abertura da Expointer será marcado pelo tempo bom, mas manhãs geladas.

O sábado começa muito frio com mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC na maioria dos municípios, o que vai levar à formação de geada em muitas cidades. A tarde, mesmo com sol, será fria na maioria dos municípios e com máximas de apenas 12ºC a 13ºC em cidades serranas.

As mínimas rondam os 3ºC em Bagé, 1ºC em Vacaria e -1ºC em São José dos Ausentes. As máximas por sua vez, não passam dos 17ºC em Torres e 18ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 6ºC e 16ºC.

Falou em Expointer, falou em chuva e lama. Ao menos essa é a percepção popular, que se justifica por muitos episódios da feira terem tido excesso de chuva e até enchentes em alguns anos. O que não é surpresa, afinal a grande festa do campo gaúcho ocorre todos os anos em período de transição climática do inverno para a primavera.

Já houve edições com muita chuva, outras com temporais que causaram estragos no parque em Esteio, dias de enorme calor em que a temperatura no começo de setembro ficou perto de 40ºC e também dias de muito frio, a ponto de em 2006 ter caído chuva congelada.

A MetSul Meteorologia prevê que a edição de 2023 será quase toda ela marcada pelo sol. O sol vai predominar em Esteio até a próxima sexta com muitos momentos de céu azul e claro com alguns de pouca nebulosidade acompanhando o sol. A grande mudança no tempo só vem no fim de semana de encerramento da feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895