Finalizado recolhimento de resíduos e entulhos da enchente de maio das ruas de Novo Hamburgo

Finalizado recolhimento de resíduos e entulhos da enchente de maio das ruas de Novo Hamburgo

Segundo levantamento da Prefeitura, mais de 35 mil toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas dos bairros invadidos pelas águas do Sinos

Fernanda Bassôa

Localidades dos bairros Santo Afonso e Canudos recebem equipes de limpeza e varrição

publicidade

Após mais 50 dias de trabalhos ininterruptos, o serviço de retirada dos bens inutilizados pelos moradores hamburguenses afetados pela catástrofe climática de maio, foi finalizada. Segundo levantamento da Prefeitura, mais de 35 mil toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas dos bairros invadidos pelas águas do Rio dos Sinos.

O trabalho iniciou na terceira semana de maio, logo após os primeiros dias em que as águas começaram a baixar, permitindo que as equipes acessassem os locais de forma segura. Os bairros Industrial, Santo Afonso, Canudos e Lomba Grande sofreram com o grande volume de chuva e a alta do Rio dos Sinos e dos arroios, o que provocou a histórica enchente. Ao todo, 32 mil pessoas foram afetadas.

“Agora, estamos na etapa de rescaldo, de retirada de alguns resíduos descartados pelas pessoas que chegaram às suas respectivas residências depois de algum tempo”, explica o secretário da Semam, Ráfaga Fontoura. Alguns locais da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, estão com o serviço final de recolhimento e varrição. A Vila Kipling e Getúlio Vargas, no bairro Canudos, e o bairro Industrial também recebem as equipes de limpeza.

“Quando chegamos aos locais, as vias estavam intransitáveis. Agora, depois de muito trabalho, os resíduos não estão mais nestes locais”, comenta a diretora de Limpeza Urbana, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Cristiane Hermann. A ação de limpeza contou com dezenas de caminhões, retroescavadeiras e servidores. Além disso, o serviço foi apoiado pelo Exército Brasileiro, através de maquinários e militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo e do 1º Batalhão de Engenharia de Combate do Rio de Janeiro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895