Focos do mosquito da dengue em Uruguaiana já somam 782

Focos do mosquito da dengue em Uruguaiana já somam 782

Número representa 70,2% do total registrado em 2017, quando foram encontrados 1,1 mil

Fred Marcovici

publicidade

Em Uruguaiana, Fronteira Oeste, o volume de focos detectados do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, alarmam até mesmo os agentes de endemias. Nos primeiros dois meses de 2018 foram encontrados 782 criadouros em 451 locais, a maioria em residências na área central, empresas comerciais e terrenos baldios.

O número representa 70,2% do total registrado durante todo o ano de 2017, que somou 1,1 mil focos. “A projeção é assustadora e a tendência é de crescer devido à falta de consciência do cidadão e o impedimento por parte de muitos que não querem que os representantes ingressem nas moradias”, afirma um dos supervisores da equipe Isaltino Machado. O grupo é composto por 22 agentes.  

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a varredura tem sido ostensiva e os meios disponíveis utilizados. A recomendação das autoridades sanitárias é de que haja o uso de repelente individual ou de ambientes, principalmente durante a manhã e tarde, quando é maior a presença do mosquito. A participação da população é essencial para reduzir a infestação e evitar o surgimento das doenças transmitidas pelo vetor.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895