Força-tarefa realiza vistorias em carvoarias em Ivoti

Força-tarefa realiza vistorias em carvoarias em Ivoti

Fumaça produzida em fornos estaria causando transtornos à comunidade

Correio do Povo

Força-tarefa realiza vistorias em carvoarias em Ivoti

publicidade

A Prefeitura de Ivoti realiza força-tarefa para regularizar as mais de 20 carvoarias instaladas no município do Vale do Rio dos Sinos. A fumaça produzida nos fornos estaria causando transtornos à comunidade. Segundo o secretário de Saneamento e Meio Ambiente, Renato Veiga Junior, a maioria delas está localizada no bairro Picada 48 Alta, mas apenas nove possuem Licença Ambiental. “Outras cinco estão em processo de licenciamento. Estamos intensificando as visitas aos carvoeiros para dialogar e orientar sobre a legalização da atividade”, informa o secretário.

A instalação de chaminés nos fornos é necessária para diminuir a emissão de fumaça. “É desagradável, mas a fumaça não é tóxica, além do que, devido às características topográficas e climáticas, a dispersão é dificultada principalmente no inverno”, complementa. Segundo dados da Secretaria, a atividade é realizada a mais de 20 anos em Ivoti. A Emater estima que existam mais de 2 mil fornos produtores de carvão na região.

O processo de regularização é simples, sendo válido por quatro anos. Após o produtor apresentar os documentos necessários, é feita uma vistoria nos locais. Em caso de irregularidade, é determinado um prazo para ajustes. Se não ocorrer a regularização, o produtor poderá ser multado e até mesmo ter os seus fornos fechados. Informações sobre como regularizar a atividade podem ser adquiridas no fone (51) 3563-6788.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895