Foz do Chapecó orienta municípios sobre acesso ao lago da usina

Foz do Chapecó orienta municípios sobre acesso ao lago da usina

Prefeituras podem ajudar a repassar os dados na região

Agostinho Piovesan

Normas para a área da Foz do Chapecó são repassadas as comunidades

publicidade

A Foz do Chapecó Energia iniciou um trabalho de orientação a representantes dos municípios abrangidos pelo reservatório da usina, instalada no rio Uruguai, entre Alpestre (RS) e Águas do Chapecó (SC). O trabalho, nas reuniões virtuais, fornecer informações sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) e quais os tipos de acesso ao lago que são permitidos pela legislação. Com isso, as prefeituras podem ajudar a repassar os dados na região.

A equipe da usina mostra as regras para os pedidos mais frequentes como corredores para dessedentação animal, caminho para pesca, acesso de veículos até o reservatório e para lazer. Participaram dos primeiros encontros representantes de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Paial, Chapecó e Itá, em Santa Catarina, além de Rio dos Índios, Nonoai, Alpestre, Erval Grande, Itatiba do Sul e Faxinalzinho, no Rio Grande do Sul.

A direção destaca que toda a Área de Preservação Permanente (APP), foi adquirida na implantação da hidrelétrica. Em 2019, o Ibama aprovou o Pacuera e, desde então, a equipe orienta os lindeiros do lago e as administrações das cidades abrangidas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895