Frederico Westphalen prepara novo espaço para atender pessoas com sintomas gripais

Frederico Westphalen prepara novo espaço para atender pessoas com sintomas gripais

Espaço utilizado pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU) será transformado em local exclusivo para combate ao Covid-19

Agostinho Piovesan

A medida foi tomada após reunião na sexta-feira

publicidade

A Administração Municipal de Frederico Westphalen anunciou que nesta semana o espaço utilizado pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU), na área da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será transformado em local exclusivo para receber pessoas que apresentam sintomas gripais suspeitos de terem contraído o Covid-19.

A medida foi tomada após reunião na sexta-feira,28, convocada pelo promotor público, João Pedro Togni, na qual foi discutida a necessidade de definir um local específico para atender pessoas com sintomas gripais e suspeitas de terem contraído o coronavírus.

O MP fez um levantamento em relação ao tempo de espera para atendimento dos pacientes nos postos de saúde e na UPA. “Temos uma preocupação em relação ao elevado tempo de espera na UPA, de 3h a 4h, por vezes, aumentando o risco de contágio e a partir disso surgiu a possibilidade e necessidade de ter um lugar diferenciado para o atendimento desse grupo, sem misturar com os demais atendimentos, garantindo o direito à saúde da população em sua plenitude”, disse Togni.

Segundo o prefeito José Alberto Panosso o novo local para atendimento de pacientes com sintomas gripais deve começar a funcionar ainda nesta semana. “Ainda na sexta-feira iniciamos a organização do novo espaço, sendo que o SAMU passará a atender em novo local, no Bairro Barril”, informou.

Panosso disse, ainda, que a Administração Municipal está trabalhando para contratação de mais um médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, garantindo assim mais profissionais que irão atender especificamente esses pacientes.  “Tão logo percebemos esse grande volume de pessoas suspeitas de Covid-19 vinha estudando a possibilidade de definir um local específico e contratar mais profissionais de saúde para fazer frente à demanda no atendimento”, observa.

O encontro virtual, na sexta-feira teve a participação do promotor João Pedro Togni, do prefeito José Alberto Panosso, da secretária de Saúde, Tais Candaten, além do assessor jurídico da prefeitura, Jonathan Carvalho e o administrador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Adelar Krummenauer.

Também ficou definido que até a metade desta semana, os testes de Covid-19 também serão realizados no novo espaço Covid na UPA. Atualmente os testes são realizados no Posto Central.

Segundo o assessor jurídico da prefeitura, Jonathan Carvalho o Município vai intensificar a fiscalização nos eventos para que seja verificado o esquema vacinal completo dos participantes, bem como, incentivo à vacinação. A medida visa controlar a disseminação do coronavírus. “Vamos seguir os protocolos do Governo do Estado, até porque o setor de eventos foi o último a voltar, e a região, a Amzop e as prefeituras, estão olhando com cuidado  essa nova realidade”, afirma.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895