Frio congelante deve seguir no RS com temperatura negativa nos próximos dias

Frio congelante deve seguir no RS com temperatura negativa nos próximos dias

Cidades gaúchas registraram temperatura próxima a -5ºC neste domingo; veja a lista

Metsul

Cidades gaúchas registraram temperatura próxima a -5ºC neste domingo

publicidade

O frio congelante que trouxe temperaturas negativas a diversas regiões gaúchas neste domingo deve seguir nos próximos dois dias, alerta a MetSul Meteorologia. A tendência é de marcas abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra na segunda e terça-feira. Nesta segunda, a mínima em São José dos Ausentes deve ficar novamente em torno de -4ºC a -5ºC. Porto Alegre também deve ter mínima ainda menor que a deste domingo.

O frio congelante marcou o começo do domingo em parte do Rio Grande do Sul no que foi uma das madrugadas mais frias deste ano no Nordeste gaúcho com mínimas nas regiões dos vales, Grande Porto Alegre, a Serra e os Campos de Cima da Serra. Nos Aparados, a temperatura chegou próximo a -5ºC, conforme previsto pela MetSul Meteorologia.

Todas as regiões gaúchas anotaram frio intenso no amanhecer deste domingo. Mesmo a costa gaúcha, onde o efeito do mar tende a desfavorecer queda maior da temperatura, registrou mínimas muito baixas. A estação oficial de Torres, por exemplo, desceu a 4,3ºC. Estação em Xangri-lá indicou 5,9ºC. No Litoral Sul, Rio Grande teve 4,1ºC. Além das marcas inferiores a 5ºC, grande parte dos municípios tiveram formação de geada.

O que explica tanto frio?

De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar frio ingressou no Rio Grande do Sul no final da semana que passou após a passagem da frente fria que provocou granizo em dezenas de municípios. Neste fim de semana, um reforço de ar polar chegou ao Estado e intensificou ainda mais o frio com mínimas menores.

Na madrugada deste domingo, o território gaúcho estava sob a influência de um centro de alta pressão de 1.028 hPa sobre o Rio da Prata. O tempo aberto com perfil seco da atmosfera fez com que a temperatura caísse acentuadamente depois de uma tarde de sábado que já tinha sido fria com máximas abaixo de 15ºC em muitas cidades, mesmo com sol.

Um levantamento feito pela MetSul Meteorologia, considerando estações automáticas da rede oficial e particulares, indicou que ao menos 21 municípios gaúchos que possuem estações registraram mínimas abaixo de zero neste domingo, a grande maioria na Serra e nos Aparados.

Veja a lista das mínimas negativas deste domingo no Rio Grande do Sul

São José dos Ausentes: -5,3ºC
Bom Jesus: -4,4ºC
Cambará do Sul: -4,3ºC
Vacaria: -3,5ºC
São Francisco de Paula: -3,1ºC
Soledade: -2,6ºC
Canela: -2,3ºC
Herval: -2,1ºC
Pedras Altas: -2,0ºC
Monte Alegre dos Campos: -1,9ºC
Getúlio Vargas: -1,7ºC
Antônio Prado: -1,1ºC
Caxias do Sul: -0,9ºC
Espumoso: -0,7ºC
Muitos Capões: -0,6ºC
São Sepé: -0,6ºC
Caçapava do Sul: -0,3ºC
Farroupilha: -0,3ºC
Pontão: -0,3ºC
Ernestina: -0,2ºC
Lagoa Vermelha: -0,2ºC

Porto Alegre teve a segunda noite mais fria do ano

O frio foi muito intenso também em Porto Alegre e na Região Metropolitana nas primeiras horas deste domingo.

Na Grande Porto Alegre, as menores mínimas neste domingo foram de 0,9ºC, 1,0ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande), 1,6ºC em Nova Santa Rita, 1,7ºC em Gravataí, 2,5ºC em Campo Bom, 4,3ºC em São Leopoldo e 4,8ºC em Canoas (base aérea).

Já na cidade de Porto Alegre, a menor temperatura no amanhecer deste domingo se deu junto à estação da Secretaria da Agricultura do bairro Lami, no extremo Sul da cidade, com 1,1ºC. Ainda mais ao Sul da capital, a temperatura desceu a 3,1ºC em Belém Novo. Na estação de referência do Jardim Botânico, a mínima foi de 4,7ºC. A temperatura mínima de hoje na estação climatológica do Jardim Botânico de 4,7ºC foi a segunda mais baixa de 2023 até agora.

Somente uma vez neste ano a mínima havia caído abaixo de 5ºC com registro de 4,6ºC no dia 15 de julho, logo após o ciclone destrutivo que se formou sobre o Rio Grande do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895