Fronteira entre Paso de los Libres e Uruguaiana deve abrir nesta quarta-feira

Fronteira entre Paso de los Libres e Uruguaiana deve abrir nesta quarta-feira

Conforme autoridades argentinas, a medida ocorrerá assim que o Governo de Corrientes garantir os protocolos de saúde

Fred Marcovici

publicidade

As autoridades nacionais argentinas informaram nesta terça-feira que a travessia da fronteira da província de Corrientes em Paso de los Libres com Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do Estado, está habilitada. A medida poderá ser implementada a partir desta quarta, assim que o Governo da Província de Corrientes garantir os protocolos de saúde em vigor, entre eles um centro de exames.

A sede do Gabinete Nacional decidiu que, "a partir de 27 de outubro de 2021, está autorizada a abertura do passe terrestre Paso de los Libres (Argentina) - Uruguaina (Brasil), da Província de Corrientes, como corredor internacional seguro para a entrada na República Argentina nos termos da regulamentação em vigor na referida data". Aprovou também “o documento identificado como Protocolo de Abertura da Fronteira da província de Corrientes, proposto pela autoridade sanitária provincial em conformidade e endossado pela autoridade sanitária nacional”.

Em Uruguaiana, a informação foi recebida com entusiasmo pelos segmentos comerciais e empresariais, bem como por famílias que vivem em ambos os lados e separadas desde março de 2020 devido à proibição de tráfego de veículos particulares e pessoas.

A implantação do corredor seguro autorizado pelo artigo 1º deve obedecer ao disposto no protocolo e às normas nacionais vigentes para a entrada de pessoas na Argentina. A medida foi comunicada à Direção Nacional de Migração, à sua delegação em Corrientes e às autoridades provinciais. As autoridades nacionais, no final da semana, tinham no Centro Fronteiriço librenho um módulo sanitário e uma ambulância de alta complexidade para atender aos protocolos sanitários.

 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895