Fronteira Oeste registra expansão de 22% de novos casos de Covid-19

Fronteira Oeste registra expansão de 22% de novos casos de Covid-19

Região com 11 cidades já soma 743 diagnósticos positivos da doença

Fred Marcovici

Uruguaiana é o município que mais realizou testes de Covid-19 na Fronteira Oeste

publicidade

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete, divulgou nesta quarta-feira dados sobre a evolução do novo coronavírus e a expansão dos casos da Covid-19 nos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, área de abrangência do órgão. Segundo a coordenadora-adjunta, Andréia Carneiro, nas 11 cidades, já foram identificados 743 casos confirmados, um avanço de 135 novas notificações (22,2%) se comparado com uma semana atrás. Desde o início da pandemia, houve 20 mortes. 

Em Uruguaiana, são 93 positivos – desses 71 curados, além de 128 pessoas em isolamento domiciliar com síndromes gripais monitoradas e ainda 27 pacientes aguardando resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen). O município foi o que mais testou na Fronteira com 4766 exames. 

Na fronteira com o Uruguai, na cidade de Sant'Ana do Livramento, agora há 145 casos, e dois óbitos. Foram 1929 testes realizados. A atenção dos santanenses também está voltada para a vizinha cidade uruguaia de Rivera, que tem 57 casos da doença com três óbitos, número que se repete nos últimos 10 dias. Em Quaraí, atualmente são 31 casos positivos que provocaram dois óbitos. 

Na cidade de Alegrete, houve testagem de 1140 pessoas e 87 casos notificados resultando em seis óbitos, uma morte a mais nesta semana. No município de Itaqui eram 48 casos confirmados, sem óbitos. O número foi ampliado para 57 com o surto do novo coronavírus detectado entre sete funcionários e dois terceirizados em uma empresa de alimentos. 

Em Rosário do Sul ampliada a positivação para 62 notificações e 14 exames em análise. Em São Gabriel, o número confirmado da Covid-19 cresceu para 244, com nove mortes, permanecendo como o município da Fronteira Oeste com o maior número de casos e óbitos informados. 

Ainda de acordo com Andréia, em Manoel Viana são 10 casos positivos, incluindo um óbito na cidade. O caso mais recente é o da primeira-dama Gorete Medeiros, que está em isolamento domiciliar. A cidade de Santa Margarida do Sul registra 11 casos do novo coronavírus – triplicando o índice. A Barra do Quaraí registrou o primeiro caso na última semana. Maçambará, o último a registrar a presença do vírus, já tem dois casos notificados. 

No plano estadual do distanciamento controlado, a região manteve-se na bandeira laranja. Em toda a região, estão ocupados 72,4% dos 76 leitos de UTI existentes. Por coronavírus são nove internações – sete confirmados e dois em análise, além de 19 leitos clínicos.  Andréia reitera para que a população mantenha o distanciamento social e, dentro do possível, ficar em casa a maior parte do tempo: “Os cuidados preventivos ainda são os meios mais eficazes de impedir a proliferação do vírus”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895