Cidades

Furto de cabos nas estações da Trensurb é tema de reunião na Assembleia Legislativa do Estado

Aumento de furtos foi divulgado pela estatal recentemente, que considera que os crimes podem adiar a retomada da operação em Porto Alegre

Diretor da Trensurb participou da reunião ordinária da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado
Diretor da Trensurb participou da reunião ordinária da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado Foto : Lucas Kloss/ALRS/CP

A recorrência de furtos dos cabos nas estações da Trensurb foi o tema da reunião ordinária da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira. O presidente da companhia, Ernani Fagundes, relatou que os furtos aumentaram, vertiginosamente, depois da enchente de maio e, pela primeira vez em 40 anos de existência da empresa, foram furtados cabos da rede aérea.

Fagundes pediu apoio dos deputados para enfrentar o problema que, em sua opinião, envolve organizações criminosas que fazem a receptação da mercadoria. Ele ressaltou que o vandalismo gera prejuízo financeiro para a empresa e risco operacional para os trabalhadores, além de atrasar a recuperação de toda a via. “Sem dúvidas, esta situação produz enormes dificuldades para o retorno pleno. Nossos recursos são finitos e estamos tendo que disponibilizá-los para repor o que foi roubado”, alertou.

Mesmo colocando o efetivo da segurança da empresa para vigiar as estações, ele admitiu que sozinha a empresa não está dando conta de coibir os roubos, que já são 24 desde maio. Uma nova licitação está sendo realizada para garantir seguranças armados na via férrea, e a direção da empresa já pediu providências para a Secretaria Estadual de Segurança Pública e para a Polícia Federal.

O deputado Leonel Radde, autor do convite para o comparecimento do diretor, cobrou providências da prefeitura de Porto Alegre na fiscalização de ferros velhos e depósitos nas imediações das estações Farrapos e Mercado, locais preferidos pelos criminosos. Ele defendeu também ações da Assistência Social para atender os usuários de drogas da região, que seriam usados para realizar a retirada do material e, posteriormente, repassar aos receptadores.