Futuro da concessão do transporte coletivo de Guaíba deve ser anunciado nesta segunda-feira

Futuro da concessão do transporte coletivo de Guaíba deve ser anunciado nesta segunda-feira

Tendência é acontecer uma rescisão no contrato com a atual empresa e a possibilidade do anúncio de uma contratação emergencial

Stephany Sander

publicidade

Nesta segunda-feira, o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, deve anunciar o futuro da concessão do transporte coletivo na cidade. A informação é que deverá acontecer uma rescisão no contrato com a atual empresa Expresso Assur e a possibilidade do anúncio de uma contratação emergencial para a prestação de serviço no Município.

De acordo com a Prefeitura, durante toda a semana a Administração acompanhou de perto as reuniões e audiências entre a empresa, o Tribunal do Trabalho e o sindicato dos rodoviários, contribuindo para que fosse encontrada uma solução. O Prefeito Maranata afirma que todos os compromissos entre a Prefeitura e a empresa foram honrados. Ainda assim, o Executivo local solicitou todos os balanços patrimoniais e planilhas financeiras para empresa – quer deveriam ter sido entregues na última sexta-feira - afim de avaliar a situação.

 Os 120 trabalhadores da empresa que tem a concessão do Município, entraram em greve na última na terça-feira em virtude da falta de pagamento de parte do salário de dezembro e da integralidade do 13º salário, além de cesta básica e vale-alimentação. Na quinta-feira, por força de decisão judicial, a categoria liberou 30% da frota e do efetivo para voltar a circular, garantindo o serviço de transporte público para a comunidade local.

A empresa afirma que o desequilíbrio no contrato, as alterações feitas pela Administração Municipal, o transporte clandestino de passageiros, os motoristas de aplicativo e, por fim, a pandemia provocaram a queda da receita.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895