O projeto de conservação e restauro do Monumento ao Imigrante, localizado no bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo, começa sua execução a partir de janeiro. Lançado em 25 de julho do ano passado, o projeto de restauro propõe potencializar a questão turística na cidade, bem como a questão educacional, reforçando a memória dos antepassados. O anúncio foi feito pela Associação de Moradores e Empreendedores (AME) de Hamburgo Velho, proponente do projeto, que é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, pelo programa Pró-Cultura RS.
"Estamos felizes em anunciar que captamos ao longo do ano do Bicentenário da Imigração os recursos para o restauro, repetindo o movimento de mobilizar a comunidade e reverenciar uma conquista que marcou os primeiros 100 anos da chegada dos alemães", comemora a presidente da AME, Luciane Jantsch. "Em breve começaremos a atacar as infiltrações que vinham deteriorando a edificação."
Criado em homenagem aos 100 anos da Imigração Alemã e inaugurado na época da emancipação de Novo Hamburgo (1927), o Monumento ao Imigrante é o mais antigo da cidade. Em 2008, foi tombado pelo Município por seu valor histórico e cultural. O projeto original foi elaborado pelo arquiteto Ernest Karl Ludwig Seubert, que venceu o concurso para escolha do autor da obra. O local onde está instalado teria sido o primeiro lote colonizado por alemães, segundo conta a história. Ele permanece no mesmo lugar, à Rua Oscar Emílio Muller, e pode ser visitado gratuitamente no endereço que passou a fazer parte da área da Sociedade Aliança, nos anos de 1950.
O projeto de restauro é uma realização da AME Hamburgo Velho a partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo, com gestão cultural da Imago Produtora e apoio institucional da Sociedade Aliança. O secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, lembra que a iniciativa vinha sendo articulada desde 2018 pela Administração do município. "É uma proposta que veio dentro da retomada da valorização do Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo. Com dificuldades e seguindo os ritos que as obras públicas exigem, estamos conseguindo alcançar várias metas. Agora, com o projeto de restauro do Monumento, completamos uma etapa no objetivo de valorizar essas riquezas da história de Novo Hamburgo", festeja.
O projeto tem características de preservação e valorização do momento histórico, mas também olha para o futuro, mirando em turismo e economia. "Restaurado, o Monumento pode ser um atrativo cultural, turístico e econômico para Novo Hamburgo e região, presente em roteiros regionais como o do Vale Germânico e o da Rota Romântica", exemplifica a presidente da AME.