Familiares e amigos de Tailon Ernesto Ruppenthal, o Pneu, de 41 anos, se despedem dele nesta sexta-feira, 17, em Três Coroas. O gaúcho morreu no começo deste mês durante a guerra na Ucrânia, após um ataque russo.
O velório está previsto para começar às 7 horas no Ginásio Municipal, no Centro da cidade. Já o sepultamento será às 15 horas no Cemitério Evangélico do município que fica no Vale do Paranhana.
Desde a metade deste ano, Ruppenthal estava na Ucrânia, onde atuava como operador de drones na cidade de Dnipro. A morte dele aconteceu entre os dias 5 e 6 de outubro, após ser atingido por explosão causada por um drone da Rússia. Ele deixa uma filha adolescente que mora em Três Coroas.
O corpo dele chegou ao Brasil no fim da noite da quarta-feira, 15. Foi trazido por traslado terrestre de São Paulo ao Rio Grande do Sul.
- Trump vê possível encontro com Putin em até duas semanas e fala em avanço para encerrar guerra
- Ucrânia denuncia interrupções em sua rede elétrica após bombardeios russos
Ruppenthal integrou a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, em 2004, após a queda do presidente Jean-Bertrand Aristide. Ele escreveu o livro “Um Soldado Brasileiro no Haiti”, onde narra sua experiência.