O inverno começou no último dia 20 oficialmente, mas neste final de semana, ela veio com tudo derrubando as temperaturas em todas as cidades do Estado. Segundo informações da Metsul, a geada ocorreu de forma generalizada entre o sábado e o início da manhã deste domingo. Em alguns locais o fenômeno pode ser considerado severo.
Mais de 90, dos 496 municípios registraram temperaturas negativas no início deste domingo. O frio mais extremo foi em Pinheiro Machado com -7,1°C, no sul, seguido de Soledade, no Planalto, com -5,1°C. O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga disse que o município segue atento aos efeitos das baixas temperaturas, para auxiliar as pessoas que necessitem. O casal Vivian e Paulo Roberto Alves estiveram no Parque Charrua na manhã deste domingo. Por volta das 10h ainda era possível encontrar gelo no local.
Em Bagé na Campanha a geada começou no fim da noite de sábado. Na cidade a temperatura chegou a -0,5°C, a mesma de Quinze de Novembro, no Norte. Em Piratini, no sul, perto das 8h, a temperatura seguia -1°C, com sensação de – 4°C.
Em Pelotas, a temperatura chegou a 0,7°C. Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Tiago Bündchen, toda a vez que é feita uma entrega de água, material de limpeza, são entregues cobertores, para as famílias que foram atingidas por enchentes e que estão voltando para suas casas. “Na secretaria municipal de Assistência Social, temos uma quantidade muito grande de roupas que recebemos e continuamos entregando, assim como cobertas e a Casa de Passagem segue disponível com reforço na roupa de cama para os acolhidos”, relata.
- São Leopoldo finaliza neste domingo a primeira etapa de limpeza após enchentes
- Prefeitura inicia os trabalhos de reparo na Estrada Municipal Luiz Daneluz, que liga Caxias a Gramado
- Mais de 90 cidades do RS registram temperatura abaixo de zero, aponta MetSul
- Força-tarefa de limpeza pós-enchente chega a 15 locais neste domingo em Porto Alegre