Cidades

Governador participa de reunião de trabalho na Prefeitura de Pelotas

Proteção contra as enchentes e novo hospital de Pronto Socorro foram os principais assuntos tratados no encontro

Eduardo Leite tratou de assuntos importantes para o município com o prefeito Fernando Marroni no início da noite desta sexta-feira
Eduardo Leite tratou de assuntos importantes para o município com o prefeito Fernando Marroni no início da noite desta sexta-feira Foto : Maurício Tonetto/ Governo do Estado/CP

O governador do Estado, Eduardo Leite esteve no início da noite desta sexta-feira participando de uma reunião de trabalho na Prefeitura de Pelotas, no sul do Estado. Durante uma hora assuntos como o Plano Rio Grande, proteção contra enchentes e o novo Hospital de Pronto Socorro foram tratados em reunião com o prefeito Fernando Marroni. Integrantes das equipes do Governo do Estado e da Prefeitura estiveram presentes no encontro que foi fechado para a imprensa.

“Tratamos de diversos projetos que temos em tramitação em parceria do Governo com o município, passando pela questão da própria saúde”, destaca Leite, que na manhã deste sábado irá assinar dois convênios relacionados à saúde na cidade e deverá visitar as obras do novo Pronto Socorro, que deverá ficar pronto até o final deste ano. “As equipes de saúde estão integradas para que este hospital possa significar um avanço expressivo na saúde para a população da região”, observa, Prefeitura e Governo do Estado já tratam de como será realizada a gestão do local, que segundo as projeções deve ter um custo mensal de até R$ 11 milhões. “Pelotas tem gestão plena da saúde, então naturalmente é algo que está sendo conduzido pelo município e o Estado se insere colocando recursos”, enfatiza. O Estado aportou R$ 55 milhões na obra e quase R$ 4 milhões na compra de equipamentos. Neste sábado será anunciado oficialmente o investimento de outros R$ 14 milhões no local, o que irá totalizar em torno de R$ 75 milhões de recursos do Estado no novo hospital. “Na gestão respeitamos o município, mas estamos nos colocando á disposição para ajudar tecnicamente naturalmente”, garante Leite.

Outro assunto tratado foi a contenção de enchentes, principalmente na praia do Laranjal, local mais afetado na cheia da Lagoa dos Patos em maio do ano passado. Leite relembrou todas as etapas para que a cidade possa ter acesso ao recurso estadual. “Pelotas acabou de criar o seu fundo municipal que é uma das etapas e aqui é chamado Pelotas 4M. Estamos estimulando os municípios que criem estes fundos para que possamos facilitar a tramitação e liberação de recursos”, justifica. Ele lembrou que recentemente foram liberados R$ 72 milhões para Porto Alegre e que recursos também devem ser liberados para Canoas e Pelotas. “Aqui está em tramitação a criação do fundo que deve ter nas próximas semanas a documentação liberada. Projetamos chegar a valores de cerca de R$ 50 milhões em

liberação de recursos também do fundo de reconstrução e resiliência do Estado”, projeta. O dinheiro será usado principalmente para obras de contenção contra as cheias no Laranjal e na Estrado do Engenho, entre outras melhorias no sistema de proteção. O governador acredita que após todo o processo necessário em até dois meses o recurso poderá estar sendo depositado na conta da Prefeitura.

Para o prefeito o diálogo foi muito positivo. “Havia solicitado não uma audiência com o governador para tratar diretamente sobre o pronto-socorro, e as obras de contenção contra cheias, e fiquei muito honrado que o governador está fazendo isto em Pelotas. O diálogo foi muito importante, pois na reunião de trabalho foram estabelecidos cronogramas e recursos”, avaliou.

Veja Também