Governo do Uruguai presta solidariedade ao Rio Grande do Sul e Estados enviam apoio
Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo enviaram equipes para ajudar nos estragos causados pela chuva

publicidade
Depois de Santa Catarina e São Paulo enviarem equipe para trabalharem nas cidades atingidas do Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas da semana, o Ministério das Relações Exteriores do Uruguay prestou solidariedade ao Brasil e ao Rio Grande do Sul através de uma postagem na rede social X, Ex-Twitter.
O ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, também se colocou à disposição para ajudar como for possível. "Toda solidariedade ao Brasil e ao estado irmão do Rio Grande do Sul diante da terrível emergência climática, com vidas perdidas e aos enormes danos materiais. Estamos em contato com as autoridades brasileiras e sempre disposto a ajudar", postou Paganini.
Ante las inundaciones en Rio Grande do Sul: pic.twitter.com/fnsEdmS0k6
— Cancillería Uruguay 🇺🇾 (@MRREE_Uruguay) May 2, 2024
Uma primeira equipe de pronta resposta com nove agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) chegou, na madrugada desta sexta-feira, ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas ações de busca e resgate por vítimas das chuvas que atingem a região Sul do país. Os militares viajaram a bordo do helicóptero AW169, bimotor da corporação, capaz de operar por instrumentos, inclusive no período noturno, e que será empenhado nas operações de salvamentos nas regiões afetadas.
A força-tarefa do Rio de Janeiro contará com outros 40 bombeiros militares, que seguem nesta manhã para o Rio Grande do Sul. A delegação inclui especialistas em salvamento em desastres, atuação em estruturas colapsadas e resgate de vítimas que estão ilhadas em cenários de alagamento e inundação.
"Estamos prontos para colaborar com o que for necessário para amenizar a situação difícil pela qual passam os gaúchos. Acreditamos que a experiência adquirida dos nossos bombeiros e agentes em grandes eventos de desastres como as tragédias do rompimento da barragem mineira de Brumadinho em 2019; Bahia em 2021; e de Petrópolis em 2022, podem fazer a diferença. Quero expressar minha solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul", ressaltou o governador Cláudio Castro.
O Governo de São Paulo enviou na quarta-feira homens e equipamentos para apoiar à população afetada por chuvas extremas e enchentes no Rio Grande do Sul. Uma equipe de salvamento aéreo da Polícia Militar a bordo do helicóptero Águia 12 foi enviada para auxiliar nas operações de localização e resgate de vítimas de inundações.
A equipe é formada por seis tripulantes especializados em resgate aéreo. O helicóptero Águia 12 foi enviado a Lajeado, localizado próximo ao Rio Taquari. Uma equipe da Defesa Civil de São Paulo também foi enviada à cidade gaúcha para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas.