Governo federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em NH

Governo federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em NH

Defesa Civil do município gaúcho estima que 670 famílias foram prejudicadas pela falta de chuva

Stephany Sander

Governo do Estado emitiu um parecer favorável ao decreto municipal referente à situação de emergência em NH

publicidade

O governo federal reconheceu, nessa segunda-feira, a situação de emergência em Novo Hamburgo por conta da estiagem. Na última semana, o governo do Estado do Rio Grande do Sul emitiu um parecer favorável ao decreto municipal 9.236/2020 referente à situação de emergência emitido no mês de fevereiro. 

A partir dessa homologação estadual, o decreto foi encaminhado para o reconhecimento da União, que teve a sua concretização na tarde de ontem. O processo concentrou-se na reunião de documentos e comprovações de informações por parte da Defesa Civil de Novo Hamburgo. 

“Os moradores, principalmente do bairro de Lomba Grande, que são produtores rurais e tiveram perdas por conta da estiagem, poderão buscar junto aos bancos a abertura de linhas de crédito de financiamentos, bem como para que possam renegociar dívidas e prazos, relativos a essa safra”, avaliou o coordenador da Defesa Civil de NH, tenente Claudiomiro da Fonseca, estimando que cerca de 670 famílias foram prejudicadas pela falta de chuva. 

Já para o diretor de Fomento ao Desenvolvimento Rural, Rogério Schonardie, o reconhecimento da situação de emergência representa um alívio para os agricultores. “O produtor que fez grandes investimentos na propriedade e na produção conseguirá trabalhar com toda segurança necessária visando a próxima safra, pois, poderá ter os seus empréstimos bancários prorrogados, alguns renegociados, ou até mesmo, transferidos para o final do contrato". disse.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895