Governo publica edital para contratação de três novos radares meteorológicos
Equipamentos serão instalados nas regiões Oeste, Serra e Sul, cobrindo a totalidade do RS
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O governo do Estado publicou edital para contratação de três novos radares meteorológicos para o Rio Grande do Sul. A medida faz parte do Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o Estado em 2024.
Um primeiro radar foi contratado e está em funcionamento, desde setembro de 2024, na capital. Os equipamentos deverão ser instalados, conforme estudos técnicos, nas regiões Oeste, Serra e Sul, cobrindo a totalidade do Rio Grande do Sul.
O objetivo da contratação é qualificar a prestação de serviços de monitoramento meteorológico e geológico, com o fornecimento de três radares com tecnologia de Banda “S” para monitoramento do território gaúcho. A iniciativa está inserida na Política Estadual de Proteção e Defesa Civil e visa fortalecer o sistema estadual, aprimorando a gestão de riscos e desastres da Defesa Civil do Estado.
O edital, na modalidade pregão eletrônico, já está publicado e a abertura das propostas ocorrerá em 24 de abril, a partir das 9h. O critério de julgamento será o de menor preço. O processo passa pela Defesa Civil estadual e conta com o acompanhamento da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg).
O trâmite licitatório é conduzido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), garantindo a transparência e a legalidade do processo.