Grupo apresenta projeto de revitalização para o Parque do Palácio

Grupo apresenta projeto de revitalização para o Parque do Palácio

A Prefeitura de Canela planeja conceder parte da área para a iniciativa privada

Halder Ramos

Proposta contempla aspectos ambientais e sociais

publicidade

O grupo dos Amigos do Parque do Palácio apresentou, em audiência pública na Câmara de Canela, na noite de terça-feira, o projeto ecológico de revitalização do espaço. O objetivo inicial da prefeitura era conceder parte da área de 9,1 hectares para a iniciativa privada. No entanto, a comunidade reagiu contra a proposta, e o prefeito Constantino Orsolin retirou o projeto de concessão que tramitava Legislativo. Conforme Sônia Guimarães, representante dos Amigos do Parque do Palácio, a nova proposta contempla pilares de sustentabilidade ambiental, econômica e social. Ela explica que o projeto defende a gestão compartilhada da área entre o grupo, a prefeitura e iniciativa privada.

Os custos estimados para a implantação do projeto são de R$ 1,2 milhão e a manutenção mensal custaria R$ 15 mil. “Os recursos seriam buscados com a iniciativa privada, além de financiamentos com organismos internacionais”, afirma. Conforme Sônia, o grupo conta com apoio do Núcleo da Região das Hortênsias do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). “O projeto é inovador. Foi feito por profissionais voluntários altamente capacitados.” O plano contempla, entre outros, a criação de espaços de convivência e capacitação. “Além de a comunidade usufruir da área, vai poder fazer cursos de jardinagem, artesanato, agricultura familiar, horta comunitária e outros.”

No projeto original, o parque seria concedido à iniciativa privada por 25 anos. Uma empresa de Santa Catarina, que havia manifestado interesse na gestão da área, propôs a construção de um centro de eventos e um hotel, além de infraestrutura para eventos e prática esportiva. A assessoria da prefeitura informou que o novo projeto ainda não foi apresentado oficialmente ao Executivo e que a proposta será avaliada após o recebimento. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895