Grupo de trabalho busca reduzir descarte irregular de lixo em São Leopoldo

Grupo de trabalho busca reduzir descarte irregular de lixo em São Leopoldo

Município conta com pelo menos 200 pontos de acúmulo de resíduos em diversos bairros

Stephany Sander

A Estrada do Quilombo é um dos pontos que recebe resíduos de forma irregular

publicidade

Com um grupo de trabalho atuando desde janeiro para diminuir o descarte irregular de lixo em São Leopoldo, a prefeitura combate o acúmulo de resíduos em bairros do município. Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos, a cidade conta com pelo menos 200 pontos nessa situação, principalmente pelas regiões do Rio dos Sinos, Scharlau, Vicentina, Santos Dumont e Campina.

Na Estrada do Quilombo, próximo a aldeia Por Fi Ga, o acúmulo de lixo já dura mais quatro meses, segundo moradores. "Passo por aqui diariamente e nunca vi limpo, o problema é que se a prefeitura recolher o lixo, vão sujar de novo", afirma um morador que prefere não se identificar.

De acordo com a prefeitura, o Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Civil Municipal, que atua junto com à Secretaria do Meio Ambiente, fiscaliza o descarte irregular e aplica multas, com valores que variam entre de R$ 350 até R$ 20 mil. Em caso de autuação, ainda ocorre penalização por crime ambiental. Dentro de 60 dias, a administração espera abrir três novos entrepostos para o descarte de resíduos de maio volume. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895