Guaíba terá novo sistema de recolhimento de lixo

Guaíba terá novo sistema de recolhimento de lixo

Serviço de coleta deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 200 mil ao mês

Fernanda Bassôa

Município contará com 100 contêineres de lixo espalhados pela cidade.

publicidade

A partir de agora, quatro empresas distintas são responsáveis pelo sistema de recolhimento de lixo, na cidade de Guaíba. O serviço é dividido em quatro etapas: coleta domiciliar, transbordo, transporte intermunicipal e destino final. Para cada função, uma empresa fica responsável pela execução.

Segundo informou a prefeitura, as novas contratadas assumirão as atividades no próximo domingo. Pelos próximos 30 dias, as empresas, e também a comunidade, passam pelo período de adaptação e pequenos ajustes. Além do serviço compartimentado, haverá 100 contêineres de lixo espalhados pela cidade, além de 25 caixas instaladas em pontos estratégicos.

Anteriormente, Guaíba contava com 50 contêineres, mas 30 deles estavam desativados por falta de manutenção. Agora, os novos equipamentos receberão conserto permanente, conforme definido em contrato. A estimativa da administração é de que o novo sistema de coleta de lixo proporcione uma economia de aproximadamente R$ 200 mil ao mês.

Conforme o resultado do processo de licitação, a coleta domiciliar agora é feita pela EPPO (São Paulo), o transporte intermunicipal pela RN Freitas (Porto Alegre), o transbordo pela empresa Set Service (Guaíba) e o destino final é o aterro sanitário CRVR, localizado em Minas do Leão. O prefeito de Guaíba, José Sperotto, pondera que a coleta de lixo terá mais qualidade.

“O lixo é questão de saúde, de meio ambiente, de embelezamento da cidade e é tema de educação. Precisamos insistir para que as pessoas façam o descarte correto. Para isso, existem os ecopontos. Esse é o objetivo”, destaca o prefeito. O serviço ainda vai ter um caminhão com capacidade para transportar dois contêineres de uma só vez, o que vai propor mais agilidade ao serviço.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895