Cidades

Guaíba lança Campanha do Agasalho com foco no vestuário masculino e itens para pets

O propósito da ação é mobilizar a população para a arrecadação de roupas, cobertores e mantas destinados para doação às pessoas mais vulneráveis durante o período de baixas temperaturas

Os donativos, tanto dos agasalhos, quanto de itens para pets podem ser entregues nos pontos de arrecadação
Os donativos, tanto dos agasalhos, quanto de itens para pets podem ser entregues nos pontos de arrecadação Foto : Luis Adriano Madruga / Prefeitura de Guaíba / CP

Com o tema "Compartilha que aquece!", a Campanha do Agasalho deste ano da prefeitura de Guaíba tem como propósito mobilizar a população para a arrecadação de roupas, cobertores e mantas destinados para doação às pessoas mais vulneráveis durante o período de baixas temperaturas.

O foco principal será o vestuário masculino, que anualmente conta com um número reduzido de peças. A grande novidade deste ano é a iniciativa da Secretaria de Bem-estar Animal para a arrecadação de casinhas, cobertores, comedouros e bebedouros para pets. O material arrecadado será distribuído para animais de famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão em lares temporários ou para animais comunitários.

Os donativos, tanto dos agasalhos, quanto de itens para pets podem ser entregues nos pontos de arrecadação nas casas solidárias e na sede da prefeitura, cujos endereços podem ser conferidos nas redes sociais da administração.

A secretária de Bem-estar Animal, Àlice Xavier, destaca que neste ano foi criada a campanha inédita Compartilha que Aquece Pet para fortalecer a rede de cuidado com animais comunitários, de protetoras, de lares temporários ou de famílias em vulnerabilidade. "Lançamos essa ação com orgulho e com a certeza de que Guaíba é uma cidade solidária, que entende que o cuidado com os animais e constrói uma sociedade mais humana."

OPERAÇÃO INVERNO

Alinhada à Campanha do Agasalho, a Defesa Civil deu início à Operação Inverno, visando proteger as pessoas mais vulneráveis durante os dias de frio extremo. As equipes responsáveis entram em ação sempre que as temperaturas alcançam sensações térmicas abaixo de 7 graus. A prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, ressaltou que o cuidado com as pessoas é a prioridade da gestão e explicou as novas diretrizes de acolhimento.

"Damos o pontapé inicial às atividades de inverno com o lançamento da Operação Inverno e da Campanha do Agasalho 2026. Neste ano, a Operação Inverno traz a novidade da busca ativa em conjunto com a Secretaria de Bem-Estar Animal, pensando em pessoas e animais. Reorganizarmos as ações com base no ano passado. Agora, com sensação térmica de 7 graus e não mais 5 graus, as equipes já estarão nas ruas para acolher pessoas em vulnerabilidade extrema. Caso o albergue atinja a capacidade máxima, a Defesa Civil abrirá um alojamento provisório."

Veja Também