Guarda Municipal de Caxias do Sul recebe novas pistolas e coletes

Guarda Municipal de Caxias do Sul recebe novas pistolas e coletes

Investimento do município na aquisição do equipamento foi de cerca de R$ 231 mil

Celso Sgorla

O equipamento será usado pelos 179 servidores que atuam na GM

publicidade

A Guarda Municipal (GM) de Caxias do Sul recebeu 51 pistolas semiautomáticas e 60 coletes balísticos. O investimento do município foi de cerca de R$ 231 mil. O diretor em exercício da GM, Cristiano Vitali, disse que todos os servidores que atuam nas ruas, a partir de agora, terão uma arma. São 35 guardas por turno. “Quando o guarda retorna da rua, ele deixa a arma para o servidor que está saindo para cumprir o seu turno” explica o diretor da GM.

Vitali informa que o Estatuto do Desarmamento prevê que guardas municipais em municípios a partir dos 500 mil habitantes devem ter porte de arma 24 horas, ou seja, devem levar sua arma para casa. A prefeitura pretende investir na aquisição de mais armas, já se preparando para quando o município atingir o número, hoje são cerca de 480 mil moradores.

A empresa que vendeu as armas realizará dois cursos, já que o equipamento possui funções de manuseio diferentes dos que o grupo conta hoje. Os 179 servidores que atuam na GM possuem porte de arma funcional. Cada servidor também possui um colete balístico. Para atuar na função, todos passam por treinamento mínimo de 80 horas de qualificação, carga exigida pela Legislação Federal.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895