Guardas municipais de Porto Alegre realizam carreata por valorização da categoria

Guardas municipais de Porto Alegre realizam carreata por valorização da categoria

A manifestação reivindicou ainda a melhora salarial e a implantação de um plano de carreira

Correio do Povo

Guardas municipais de Porto Alegre realizam carreata pedindo a valorização da categoria

publicidade

Uma carreata dos guardas municipais foi realizada na manhã desta segunda-feira em Porto Alegre em protesto contra a falta de valorização da categoria. A manifestação reivindicou ainda a melhora salarial e a implantação de um plano de carreira.

O ato foi organizado pela Associação dos Guardas Municipais de Porto Alegre (AGMPA), Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (Sindiguardas RS). Os veículos percorreram os bairros Cidade Baixa, Azenha e Centro.

“O objetivo da carreata foi chamar a atenção do prefeito para a contrariedade de toda a categoria ao plano de carreira que foi construído pelo comando da Guarda Municipal sem a participação das entidades de classe. A nossa principal luta seria uma recomposição da nossa gratificação de risco de vida que hoje é em torno de 30% menor do que Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)”, explicou o vice-presidente da AGMPA, Lauro do Val.

O dirigente defendeu ainda um realinhamento salarial em igualdade, por exemplo, ao menos com a Guarda Municipal de Pelotas, que “recebe 185%” e “também a faixa sete ao invés da faixa seis, que é aonde a gente se encontra hoje”. Segundo ele, a faixa sete “prevê o enquadramento de servidores que trabalham com fiscalização e a guarda municipal faz fiscalização e não recebe como tal”

“Nós queremos uma progressão para essa faixa sete, o que nos daria aí um realinhamento salarial em torno de 20%, o que daria uma melhoria no índice de risco de vida”, acrescentou o vice-presidente da AGMPA. “A gente não aceita de forma nenhuma esse plano de carreira”, enfatizou. “Queremos valorização”, reafirmou Lauro do Val. Após a carreata, uma reunião foi realizada com representantes da prefeitura.

Guardas fizeram carreata por bairros da região central de Porto Alegre - Gilberto Alves / Record TV RS / Especial


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895