Hemocentro de Pelotas segue necessitando de doação de sangue

Hemocentro de Pelotas segue necessitando de doação de sangue

Estoque está 90% abaixo do ideal

Angélica Silveira

publicidade

O Hemocentro de Pelotas (Hemopel) que atende hospitais da cidade da região Sul e também da Campanha está necessitando com urgência de doação de sangue de todos os tipos. Segundo a coordenadora do Hemopel, Gisele Pinto, o estoque está 90% abaixo do ideal. “A meta que deveríamos ter são 90 doações por dia, atualmente a média não passa de 20”, observa.

O Hemopel funciona ao lado do Colégio Pelotense, na avenida Bento Gonçalves, 4569. As doações que duram em torno de 30 minutos são recebidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. Entre as regras para realizar a doação de sangue é necessário ser maior de 18 anos (os adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis), ter mais de 50kg, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e estar alimentado.

Para aquelas pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 com AstraZeneca ou Pfizer devem esperar sete dias após a imunização para realizar a doação de sangue. Para aqueles que foram vacinados com a CoronaVac ou que tomaram a vacina contra a gripe H1N1, este intervalo cai para dois dias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895