Hemopel tem apenas 20% do sangue necessário

Hemopel tem apenas 20% do sangue necessário

O local vai abrir as portas neste sábado para receber os doadores, das 08h às 13h

Angélica Silveira

Estoque abastece dois hospitais da cidade e o Pronto Socorro, além de outros 24 municípios das região sul e campanha

publicidade

Com o estoque muito baixo, a situação do Hemocentro de Pelotas (Hemopel) preocupa profissionais de saúde. Conforme a coordenadora do local Gisele Pinto nesta quinta-feira, o local tinha apenas 20% do sangue necessário para se ter em estoque e abastecer dois hospitais da cidade (São Francisco de Paula e Beneficência Portuguesa) e o Pronto Socorro além de outros 24 municípios das regiões sul e campanha. “Precisamos de todos os tipos de sangue”, solicita.

O local vai abrir as portas neste sábado para receber os doadores. Para atender a demanda são necessários entre 50 e 60 doações diárias, mas a média está em 20. Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais e que não tiveram contato com outras com suspeita ou confirmação de Covid-19 podem doar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Em função do lockdown anunciado nesta quarta-feira, o Hemopel irá abrir na manhã deste sábado pra receber doadores das 8h às 13h. No domingo e na segunda-feira o local estará fechado. Na terça-feira o atendimento recomeça das 13h às 18h. “Com os novos horários, evita-se que as pessoas circulem na segunda-feira e na manhã de terça-feira (dias do lockdown), e dá-se a possibilidade de aumento de estoque com o atendimento no sábado”, explica.

Na quarta-feira, o Hemopel volta ao horário normal, das 8h às 14h.

A equipe do Hemopel adota todas as medidas de higiene para que os doadores se sintam seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento- mesas, cadeiras e até canetas. Todos usam máscaras de proteção. O processo tem duração em média de 30 minutos, desde a chegada, cadastro, entrevista e doação.

O sangue poderá ser utilizado por pessoas acidentadas, que passarão por cirurgias, que tem leucemia e diversas outras situações.

As regras gerais para doação é ter entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50kg. Porém os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O doador deve apresentar documento de identidade com foto, precisa estar bem alimentado, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitar fumar uma hora antes.  Homens podem doas a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano e mulheres a cada três meses com até três doações a cada ano. 

O Hemopel oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de ir ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 12 pessoas. Para os municípios vizinhos, a carona deve ser agendada para turmas de 12 pessoas. O Hemocentro de Pelotas fica na Avenida Bento Gonçalves, 4569. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-3002.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895