Horta Comunitária é divulgada durante Semana Lixo Zero em Caxias do Sul

Horta Comunitária é divulgada durante Semana Lixo Zero em Caxias do Sul

Famílias cadastradas plantam para consumo próprio e podem comercializar o excedente para complementar a renda

Celso Sgorla

A feira com produtos da Horta Comunitária ocorre nas quintas-feiras no pórtico do Centro Administrativo Municipal

publicidade

As 65 famílias cadastradas que fazem parte da Horta Comunitária, implantada no bairro Colina do Sol, em Caxias do Sul, e que produzem hortaliças, frutas, legumes, feijão, aipim, batata, temperos e ervas medicinais estão aproveitando para divulgar a Horta na 1ª Semana Lixo Zero do município, que iniciou na última sexta-feira e segue até 01 de novembro. As famílias cadastradas plantam para consumo próprio e podem comercializar o excedente para complementar a renda.

A Horta Comunitária foi criada em 2006, na área sob as torres da Eletrosul, entre os bairros Colina do Sol e Vila Ipê, na Zona Norte da cidade. O espaço tem seis quadras de extensão, numa área de 4,73 hectares com potencial para o cultivo agrícola orgânico.

“Os participantes do programa são moradores dos bairros próximos, pessoas que gostam de cultivar a terra e se dedicar aos canteiros. Juntamente com eles, como parceiros da 1ª Semana Lixo Zero, estamos intensificando a divulgação da Horta Comunitária por meio de vídeos e postagens em sites e redes sociais”, explica a nutricionista da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Kelly Andreis.

O morador Félix Godois participa da Horta há oito anos. Ele mesmo faz a compostagem orgânica para adubar o plantio de feijão, pepino, aipim, beterrabas e ervilhas. “São alimentos orgânicos que eu e minha família consumimos com alegria porque, além de colher aquilo que plantamos, sabemos que são alimentos seguros e saudáveis”, comemora.
A feira com produtos da Horta Comunitária ocorre nas quintas-feiras no pórtico do Centro Administrativo Municipal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895