Hospitais de Santa Cruz do Sul acertam parceria para residência oncológica

Hospitais de Santa Cruz do Sul acertam parceria para residência oncológica

Contrato prevê também suporte na confecção, divulgação e controle de editais e processos seletivos

Otto Tesche

publicidade

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) firmou uma parceria, por meio do Hospital Santa Cruz (HSC), com o Hospital Ana Nery com o objetivo de ampliar e qualificar o serviço de oncologia e a assistência aos pacientes com câncer do município. A assinatura do contrato entre as duas instituições no início do mês irá viabilizar a prestação de serviços de consultoria por parte do HSC para abertura do Programa de Residência Médica na área de oncologia no Ana Nery, dentro das exigências da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A consultoria abrangerá a criação do Projeto Pedagógico da residência, baseado nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, e o preenchimento do Pedido de Credenciamento de Programa no sistema da CNRM. Ainda inclui a criação da Comissão de Residência Médica (Coreme) com os membros exigidos na legislação e a realização de processo eleitoral. O contrato prevê também o suporte para a confecção, divulgação e controle dos editais e etapas do processo seletivo da residência médica, organizado anualmente, e o acompanhamento das definições da residência junto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação.

O HSC prestará também consultoria na confecção de formulários de avaliação; no controle da periodicidade das avaliações conforme a CNRM e na criação do sistema de controle de frequência e informe ao Ministério da Saúde para encaminhamento do pagamento mensal das bolsas, entre outras atividades de rotina, de fluxos, de ensino e de pesquisa previstas no contrato. Para o diretor executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, a oferta de residências médicas em Santa Cruz do Sul foi um avanço para a área da saúde no município, ampliando o número de profissionais especialistas. “Essa parceria abre portas para futuros projetos entre os dois hospitais, qualificando ainda mais o atendimento em saúde para a população.”

A diretora de ensino e pesquisa do Hospital Santa Cruz, Giana Diesel Sebastiany, também responsável pelos programas de residências médicas e residência multiprofissional, destacou a atualização constante proporcionada por essas especializações. “Esses programas atraem profissionais de diversas partes do Estado e do País, com uma nova visão que estreita relações e amplia o conhecimento nas áreas de ensino e pesquisa, por meio do vínculo criado por eles no município”, salientou Giana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895