Hospital é referência no serviço de mamografia em Venâncio Aires

Hospital é referência no serviço de mamografia em Venâncio Aires

Até mês passado, pacientes precisavam se deslocar ao Hospital Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul

Correio do Povo

Hospital é referência no serviço de mamografia em Venâncio Aires

publicidade

O Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, é referência desde o início deste mês nos serviços de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para Rio Pardo, Vale Verde, Mato Leitão e Passo do Sobrado. Até o mês passado, as pacientes precisavam se deslocar ao Hospital Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul. A titular da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis, informou que a mudança, acertada no mês passado durante a renovação do contrato entre o Estado e as prefeituras, teve por objetivo facilitar a logística para os municípios, que precisam arcar com os custos de transporte. Ela destaca ainda o fato de o serviço ser levado para um município da área da CRS.

As maiores beneficiadas são as moradoras de Mato Leitão, pois o trajeto ficou 134 quilômetros mais curto. Para as pacientes de Passo do Sobrado e o município referência, a distância diminuiu em 94 km e, no caso das que residem em Vale Verde, encurtou 73 km. Em relação às mulheres residentes em Rio Pardo, o caminho ficou apenas 12 quilômetros menor. Pantano Grande, também incluso na mudança, está mais longe da referência.

O Hospital São Sebastião Mártir realizará por mês os mesmos 85 exames que eram disponibilizados em Encruzilhada do Sul. As mamografias podem ser acessadas por mulheres de 50 a 69 anos e são requeridas pelos médicos das unidades de atenção básica de cada município. Entre os demais lugares da 13ª CRS, Santa Cruz do Sul tem os exames na própria cidade, e Vera Cruz, Vale do Sol, Herveiras, Gramado Xavier e Sinimbu são atendidos em Candelária.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895