Hospital Centenário realiza Workshop de Doação e Captação de Órgãos

Hospital Centenário realiza Workshop de Doação e Captação de Órgãos

O encontro aconteceu nesta quarta-feira em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre

Stephany Sander

O encontro na casa de saúde aconteceu nesta quarta-feira

publicidade

O Hospital Centenário de São Leopoldo, em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre, realizou nesta quarta-feira o 4º Workshop de Doação e Captação de Órgãos. Alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, a atividade ocorreu no auditório da Oncologia Centenário. No dia 1º deste mês a instituição teve a maior captação de órgãos do ano.

A partir da autorização da família de um paciente, pulmões, rins, fígado e córneas de um homem que sofreu um AVC, seguido de enfarto, foram transplantados para sete pacientes que aguardavam por doações. "É importante informar, tanto pacientes que aguardam pela doação, quanto aqueles que podem vir a tomar uma decisão que implica na doação. É uma informação que precisa ser discutida ainda em vida", explica a vice-presidente de Operações do Hospital, Lilian Silva.

Moradora de Campo Bom, a advogada Analia Goreti da Silva, participou do evento dando seu depoimento sobre a espera por um pulmão. "Esperei por um ano o transplante e sei da importância de se debater este gesto simples, mais de muito amor", afirmou. Anália fez a cirurgia neste ano. O Centenário conta com a Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos, que atua na organização do processo de captação de órgãos, identificando potenciais doadores e realizando a abordagem adequada aos familiares dos pacientes.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895