Hospital de Caridade de Canela busca apoio para obras

Hospital de Caridade de Canela busca apoio para obras

Direção pretende arrecadar recursos a fim de executar melhorias e cumprir acordo com Estado

Correio do Povo

Segundo presidente do HCC, projeto prevê nova emergência e mais leitos

publicidade

Hospital de Caridade de Canela (HCC) vai iniciar campanha com os empresários locais visando arrecadar recursos para a ampliação a área da emergência e a instalação de 16 novos leitos semiprivativos. Com orçamento de R$ 1,5 milhão, a obra deveria ter sido realizada com resursos da Consulta Popular. No entanto, em grave crise financeira, a instituição direcionou o valor para pagar dívidas. "Quando assumimos a direção do hospital, fomos notificados pelo governo do Estado a devolver os recursos porque a obra não foi concluída." diz o presidente do HCC, Antônio Luiz Saldanha, no cargo desde fevereiro.

Ele revela que a atual diretoria iniciou as negociação com o governo para evitar ter de devolver a verba e ficar sem a obra e então assinou um termo aditivo. "Conseguimos 18 meses de carência e prazo de quatro anos para concluir o projeto. Queremos mobilizar a comunidade empresarial para podermos cumprir o acordo e promover as melhorias. Em janeiro, teremos o pano de ação para executar o projeto. Em função do aditivo, puxamos a responsabilidade para nós", diz.

Com 930 metros quadrados de área total, a obra está com a fundação concluída. Conforme o presidente, serão dois pavimentos: um para a nova emergência e o outro destinado aos leitos para atender ao SUS. Tambem serão construídas salas de espera, de isolamento e ambulatórios.

Saldanha revela que a entidade acumula dívida de R& 10 milhões e opera com déficit mensal de R$ 150 mil, sendo a maior dos pagamentos devidos a encargos e Imposto de Renda. "Sabíamos da solução delicada do nosso hospital, mas estamos tomando medidas para melhorar o atendimento. Desde que assumimos, estamos pagando os salários e comprindo rigorosamente em dia com os pagamentos de INSS, FGTS e Imposto de Renda."

Em abril de 2916, a prefeitura decretou intervenção no HCC, diante das dificuldades da instituição. No início deste ano, foi realizada eleição comunitária para definir a nova direção.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895