Hospital de Santa Rosa monitora medicação de quimioterapia

Hospital de Santa Rosa monitora medicação de quimioterapia

Sistema permite acompanhamento em tempo real dos fármacos ministrados aos pacientes

Felipe Dorneles

A diluição dos medicamentos ocorre em uma capela

publicidade

Um sistema de bipagem de medicamentos, implementado nas unidades de internação do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, chega agora no setor de quimioterapia. Todos os medicamentos quimioterápicos usados no tratamento de pacientes com câncer passam a ter monitoramento em tempo real.

Tatiana Praischardt, farmacêutica responsável do hospital, explica que os medicamentos chegam no setor de quimioterapia e passam por uma primeira triagem. Os medicamentos para náuseas e dor seguem para a equipe de enfermagem, e os quimioterápicos passam por dosagem. “A diluição dos medicamentos ocorre em uma capela, com pressão negativa, para impedir a circulação de oxigênio”. A capela é um local novo, como todo o fluxo do setor, que foi remodelado para atender ao sistema.

O processo permite o rastreio em tempo real, por meio de códigos de barra. “Desde a prescrição do medicamento, a diluição e aplicação. O sistema informa se o processo está demorando, qual paciente está sentado em qual poltrona e o medicamento que ele está ingerindo. Se algo está errado, o sistema vai sinalizar”, explica. Ela destaca que é uma forma de garantir a segurança dos pacientes.

A enfermeira Kamila Lehr explica que o fluxo era adequado, porém, precisou de uma reestruturação para receber o novo modelo. “Pode ser que em três anos precise de uma nova estrutura. Estas adequação não são exigências de legislações, são exigências internas para garantir cada vez mais a segurança ao paciente.” O setor de quimioterapia do Vida & Saúde atende 800 pacientes de 22 municípios da região. São atendidos 20 pacientes por turno.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895