Hospital de Santo Antônio da Patrulha recebe 10 leitos de UTI

Hospital de Santo Antônio da Patrulha recebe 10 leitos de UTI

Município já vacinou mais de 3 mil pessoas

Correio do Povo

O hospital administrado pela Santa Casa de Misericórdia possui atualmente 33 leitos clínicos para pacientes com Covid-19

publicidade

Na manhã desta quarta-feira, foi confirmada a abertura de 10 leitos de UTI no Hospital de Santo Antônio da Patrulha, administrado pela Santa Casa de Misericórdia. O anúncio oficial foi realizado pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, acompanhada pela secretária adjunta da Saúde, Aglae Regina Silva, em reunião virtual com transmissão ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

A conquista desses leitos vem para suprir a elevada demanda por atendimentos durante a pandemia, principalmente no último mês, oportunizando melhores condições de tratamento para a população não só de Santo Antônio da Patrulha, mas do Litoral Norte e do Estado como um todo. Serão cinco unidades financiadas e instaladas pelo Governo do Estado e outras cinco implantadas pela parceria entre Santa Casa e município, com previsão de abertura para os próximos dias.

O Hospital Santo Antônio da Patrulha possui atualmente 33 leitos clínicos para pacientes com Covid-19. Até o dia 26 de fevereiro o hospital contava com apenas 17. Não há, até então, unidade de terapia intensiva em Santo Antônio da Patrulha. Sendo assim, inicialmente os 10 leitos de UTI irão funcionar no espaço do bloco cirúrgico, já ocupado por leitos clínicos em virtude da situação atual. No entanto, em um futuro próximo, a intenção é de que seja criada uma ala própria para este tipo de tratamento.

Neste momento os custos para manutenção dos 10 novos leitos serão administrados pelo Governo Estadual e a montagem das unidades de terapia intensiva já está em andamento, contando com o apoio e recursos vindos da comunidade local, a partir de campanhas de arrecadação para a compra de equipamentos.

Durante o anúncio oficial, o prefeito Rodrigo Massulo se colocou à disposição do Governo do Estado e dos municípios do Litoral Norte para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Hoje estamos com o coração aliviado, porque embora saibamos que os leitos não resolverão os problemas da região, eles significam a possibilidade de salvar vidas. E isso é o que realmente importa para todos que se preocupam com a saúde”, comenta Massulo.

Santo Antônio da Patrulha, que adotou o regime de lockdown durante três dias (06, 07 e 08 de março), já vacinou 3.044 pessoas, sendo 1.854 idosos com 76 anos ou mais, 166 idosos e pessoas com deficiência residentes em instituições de longa permanência e 1.024 profissionais da saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895