Hospital de Sapucaia solicita credenciamento para referência em cirurgias oncológicas

Hospital de Sapucaia solicita credenciamento para referência em cirurgias oncológicas

Instituição já realiza os procedimentos, mas espera ampliar serviço com recursos federais

Fernanda Bassôa

O credenciamento do Getúlio Vargas permitirá ampliar serviço oncológico

publicidade

Mesmo sem recursos federais, o Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, já realiza cerca de 200 cirurgias oncológicas por ano. Com a intenção de expandir o serviço, o secretário municipal da Saúde, Neio Lúcio Pereira, apresentou nesta semana ofício à Comissão de Intergestores Regionais (CIR), em Campo Bom, solicitando ao Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial que o hospital possa ser credenciado como referência em cirurgias oncológicas.

“Pela CIR já houve aprovação. Agora, a solicitação será encaminhada à Comissão Intergestores Bipartite do Estado e, posteriormente, ao Ministério da Saúde. Nossa expectativa é que tenhamos uma resposta positiva até o final deste semestre, para que possamos ampliar e qualificar estes procedimentos", informou o secretário. A instituição realiza principalmente cirurgias ligadas ao câncer de mama, útero, ovário e no aparelho digestivo. Segundo Pereira, o Getúlio Vargas reúne condições necessárias para ser referência na área. “Queremos transformar nosso hospital em um hospital escola, um polo de ensino e pesquisa”, antecipa.

O prefeito Luis Rogério Link, afirma que o hospital possui equipe técnica qualificada e é constantemente demandado para a realização destes procedimentos. “Estamos buscando este credenciamento junto ao Ministério da Saúde para que o serviço, que já vem sendo realizado, possa expandir e desafogar os hospitais da nossa região”, ressaltou.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895